Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Azevedo, L. (2014). “Okutiuka é minha casa”: estratégias de inserção social de crianças e jovens com percursos de rua no Huambo.
Export Reference (IEEE)
L. M. Azevedo,  "“Okutiuka é minha casa”: estratégias de inserção social de crianças e jovens com percursos de rua no Huambo",, 2014
Export BibTeX
@null{azevedo2014_1715933320235,
	year = "2014",
	url = "http://hdl.handle.net/10071/9038"
}
Export RIS
TY  - GEN
TI  - “Okutiuka é minha casa”: estratégias de inserção social de crianças e jovens com percursos de rua no Huambo
AU  - Azevedo, L.
PY  - 2014
UR  - http://hdl.handle.net/10071/9038
AB  - A presente investigação constitui uma reflexão sobre as crianças e jovens com percursos de rua no
 Huambo, Angola. Partindo da teoria do actor, a investigadora quis compreender as suas estratégias de
 sobrevivência e de inserção social, dando voz às crianças e jovens. Nesse sentido, recorreu a métodos
 etnográficos (observação participante e entrevistas) tendo a ONG Okutiuka constituído o terreno de
 pesquisa.
 Angola viveu quase três décadas em guerra, um conflito que teve consequências gravosas no
 bem-estar das comunidades e em particular das crianças e jovens. A cidade do Huambo foi
 severamente atingida pelo conflito na década de 90, tendo resultado na destruição de grande parte das
 infra-estruturas físicas e sociais e no aumento generalizado da pobreza. É neste contexto que as
 crianças ganham visibilidade no espaço público, onde permanecem pelos mais variados motivos:
 vender, engraxar, pedir esmola, vaguear, brincar ou dormir.
 A Okutiuka surge em meados dos anos 90 e constitui, desde logo, um recurso para essas
 crianças, à procura de suporte material e afectivo. Ao longo dos anos, a ONG desempenhou um papel
 importante na inserção escolar e social destas crianças (entretanto jovens), bem como na sua formação profissional e cívica.
ER  -