Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Gouveia, C. (2018). Futebol: Uma devoção mística próxima da prática religiosa. X Congresso Português de Sociologia .
Exportar Referência (IEEE)
C. M. Gouveia,  "Futebol: Uma devoção mística próxima da prática religiosa", in X Congr.o Português de Sociologia , Covilhã, 2018
Exportar BibTeX
@misc{gouveia2018_1714005173249,
	author = "Gouveia, C.",
	title = "Futebol: Uma devoção mística próxima da prática religiosa",
	year = "2018",
	howpublished = "Digital",
	url = "https://aps.pt/pt/x-congresso-portugues-de-sociologia/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Futebol: Uma devoção mística próxima da prática religiosa
T2  - X Congresso Português de Sociologia 
AU  - Gouveia, C.
PY  - 2018
CY  - Covilhã
UR  - https://aps.pt/pt/x-congresso-portugues-de-sociologia/
AB  - Futebol e religião são dois termos que transportam uma enorme atualidade, abrangem uma diversidade de regras, rituais e convenções, mesmo se povoados por múltiplas contradições. Neste sentido, o artigo explora as dimensões sociais da díade futebol-religião, tendo como objetivo aprofundar em que medida o sentido de afiliação aos clubes de futebol e as vivências dos jogos dos campeonatos, encerram um carácter religioso para os adeptos da modalidade.
A metodologia adotada assenta no inquérito por questionário, cuja construção decorreu da problematização teórica, tendo em vista medir os vários atributos associados às dimensões da crença, ritual e uso de objetos totémicos. Foi aplicado a uma amostra não probabilística de conveniência composta por 488 sujeitos, entre 15 de novembro e 25 de dezembro.
Através da análise e interpretação dos principais dados, aferimos a existência de atributos associados às três dimensões em análise. Argumenta-se, a partir das conclusões obtidas, que o futebol é uma “religião” consolidada e agregadora, pois cumpre algumas das funções atribuídas à religião tradicional.

ER  -