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Marivoet, S. (2016). O renascimento do elo unificador do real na pintura de Kandinsky e Rothko ‒ à luz da espiritualidade da Nova Era. Revista de Estudos da Religião. 16 (3), 108-143
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M. S. Marivoet,  "O renascimento do elo unificador do real na pintura de Kandinsky e Rothko ‒ à luz da espiritualidade da Nova Era", in Revista de Estudos da Religião, vol. 16, no. 3, pp. 108-143, 2016
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TY  - JOUR
TI  - O renascimento do elo unificador do real na pintura de Kandinsky e Rothko ‒ à luz da espiritualidade da Nova Era
T2  - Revista de Estudos da Religião
VL  - 16
IS  - 3
AU  - Marivoet, S.
PY  - 2016
SP  - 108-143
SN  - 1677-1222
DO  - 10.21724/rever.v16i3.31184
UR  - http://revistas.pucsp.br/index.php/rever/article/view/31184 
AB  - Em cada época e cultura, a arte representa uma visão do mundo, de apreensão do real objectivo e subjectivo, fortemente determinado pelas crenças religiosas dominantes. Desde o Renascimento que a desmitificação do mundo levou ao seu desencantamento. Na arte, e em particular na pintura, este facto motivou a procura de novos elementos plásticos integradores da totalidade na leitura das obras de arte. Nos tempos presentes, a designada pós-arte enfatiza a arte pela arte e a fragmentação do real, sinalizando a perda do sentido existencial e do espiritual na apreensão do mundo. Ainda assim, tanto quando podemos concluir, encontramos nas obras de arte de Kandinsky e Rothko uma representação de real unificado, cuja plena compreensão só se torna possível à luz da narrativa mítica abstracta, quântica e cosmológica da espiritualidade da Nova Era.
ER  -