Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Rezende, H. A. & Duarte, A. C. S. (2017). A influência da liderança nos comportamentos de cidadania organizacional entre enfermeiros. In Pedro Parreira, Lisete Mónico, Carla Carvalho (Ed.), Liderança e seus efeitos. (pp. 27-48). Coimbra: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
Exportar Referência (IEEE)
H. A. Rezende and A. D. Duarte,  "A influência da liderança nos comportamentos de cidadania organizacional entre enfermeiros", in Liderança e seus efeitos, Pedro Parreira, Lisete Mónico, Carla Carvalho, Ed., Coimbra, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, 2017, pp. 27-48
Exportar BibTeX
@incollection{rezende2017_1714223545769,
	author = "Rezende, H. A. and Duarte, A. C. S.",
	title = "A influência da liderança nos comportamentos de cidadania organizacional entre enfermeiros",
	chapter = "",
	booktitle = "Liderança e seus efeitos",
	year = "2017",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "27-27",
	publisher = "Escola Superior de Enfermagem de Coimbra",
	address = "Coimbra"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - A influência da liderança nos comportamentos de cidadania organizacional entre enfermeiros
T2  - Liderança e seus efeitos
AU  - Rezende, H. A.
AU  - Duarte, A. C. S.
PY  - 2017
SP  - 27-48
CY  - Coimbra
AB  - O objetivo deste estudo foi comparar e testar a relação entre os comportamentos de liderança e os comportamentos de cidadania organizacional (CCO) numa amostra de enfermeiros de um hospital na região da Grande Lisboa. Participaram da pesquisa 89 enfermeiros. As propriedades psicométricas das escalas de liderança (Leader Behavior Scale de Podsakoff, Mackenzie, & Fetter, 1990) e de CCO (The OCB Itens de Organ & Konovsky, 1996) foram testadas através de análise fatorial confirmatória e consistência interna. As diferenças quanto à presença dos comportamentos de liderança e de cidadania organizacional nos enfermeiros foram avaliadas através de análise de variância e as relações entre a liderança e os CCO através de correlações. Os resultados mostraram que existem diferenças significativas entre a liderança e CCO nos enfermeiros, quando comparados por faixa etária e pelo tempo de trabalho no serviço. Foram encontradas correlações positivas
entre a liderança transformacional, transacional e os CCO, especificamente as dimensões do altruísmo e da cortesia. O estudo demonstrou a contribuição dos líderes na promoção de CCO, com o intuito de aumentar o desempenho em cuidados de Enfermagem, a melhoria do trabalho em equipa e a eficácia das Organizações de Saúde.
ER  -