Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Sampaio, S. (2018). O corpo que come: comida, visualidade e turismo (Portugal, 1969-72). Trabalhos de Antropologia e Etnologia. 58, 407-427
Exportar Referência (IEEE)
P. S. Sampaio,  "O corpo que come: comida, visualidade e turismo (Portugal, 1969-72)", in Trabalhos de Antropologia e Etnologia, vol. 58, pp. 407-427, 2018
Exportar BibTeX
@article{sampaio2018_1715005948377,
	author = "Sampaio, S.",
	title = "O corpo que come: comida, visualidade e turismo (Portugal, 1969-72)",
	journal = "Trabalhos de Antropologia e Etnologia",
	year = "2018",
	volume = "58",
	number = "",
	pages = "407-427",
	url = "https://revistataeonline.weebly.com/"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - O corpo que come: comida, visualidade e turismo (Portugal, 1969-72)
T2  - Trabalhos de Antropologia e Etnologia
VL  - 58
AU  - Sampaio, S.
PY  - 2018
SP  - 407-427
SN  - 0304-243X
UR  - https://revistataeonline.weebly.com/
AB  - Este artigo explora o potencial de uma antropologia visual do turismo, a partir da análise de um objecto visual ignorado quer pelos estudos de cinema quer pela antropologia visual: o filme de promoção turística. A análise recai sobre o filme Portugal Desconhecido (1969), que integrou a campanha publicitária lançada pela Secretaria de Estado da Informação e Turismo e pela Direcção Geral de Turismo, sob o mote: “Há sempre um Portugal desconhecido que espera por si”. Campanha e filme são devedores da nova atitude do Estado português face ao sector turístico. O artigo acaba por concentrar-se numa sequência de imagens do filme que se destacou do corpus visualizado e que oferece algumas aberturas ou “iluminações” para o estudo da relação entre comida e visualidade no contexto turístico português de finais dos anos 60 do século XX.
ER  -