Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Sampaio, S. (2018). O corpo que come: comida, visualidade e turismo (Portugal, 1969-72). Trabalhos de Antropologia e Etnologia. 58, 407-427
P. S. Sampaio, "O corpo que come: comida, visualidade e turismo (Portugal, 1969-72)", in Trabalhos de Antropologia e Etnologia, vol. 58, pp. 407-427, 2018
@article{sampaio2018_1715005948377, author = "Sampaio, S.", title = "O corpo que come: comida, visualidade e turismo (Portugal, 1969-72)", journal = "Trabalhos de Antropologia e Etnologia", year = "2018", volume = "58", number = "", pages = "407-427", url = "https://revistataeonline.weebly.com/" }
TY - JOUR TI - O corpo que come: comida, visualidade e turismo (Portugal, 1969-72) T2 - Trabalhos de Antropologia e Etnologia VL - 58 AU - Sampaio, S. PY - 2018 SP - 407-427 SN - 0304-243X UR - https://revistataeonline.weebly.com/ AB - Este artigo explora o potencial de uma antropologia visual do turismo, a partir da análise de um objecto visual ignorado quer pelos estudos de cinema quer pela antropologia visual: o filme de promoção turística. A análise recai sobre o filme Portugal Desconhecido (1969), que integrou a campanha publicitária lançada pela Secretaria de Estado da Informação e Turismo e pela Direcção Geral de Turismo, sob o mote: “Há sempre um Portugal desconhecido que espera por si”. Campanha e filme são devedores da nova atitude do Estado português face ao sector turístico. O artigo acaba por concentrar-se numa sequência de imagens do filme que se destacou do corpus visualizado e que oferece algumas aberturas ou “iluminações” para o estudo da relação entre comida e visualidade no contexto turístico português de finais dos anos 60 do século XX. ER -