Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Estêvão, P., Calado, A. & Capucha, L. (2016). A construção de uma definição sociológica de resiliência: de uma noção heróica a um conceito crítico. IX Congresso Português de Sociologia.
Exportar Referência (IEEE)
P. L. Estêvão et al.,  "A construção de uma definição sociológica de resiliência: de uma noção heróica a um conceito crítico", in IX Congr.o Português de Sociologia, Faro, 2016
Exportar BibTeX
@misc{estêvão2016_1711638630660,
	author = "Estêvão, P. and Calado, A. and Capucha, L.",
	title = "A construção de uma definição sociológica de resiliência: de uma noção heróica a um conceito crítico",
	year = "2016",
	howpublished = "Digital"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - A construção de uma definição sociológica de resiliência: de uma noção heróica a um conceito crítico
T2  - IX Congresso Português de Sociologia
AU  - Estêvão, P.
AU  - Calado, A.
AU  - Capucha, L.
PY  - 2016
CY  - Faro
AB  - Vários autores em ciências humanas e sociais têm definido resiliência como um atributo individual que é característico daqueles que são capazes de “prosperar na dificuldade” e de “transformar crises em oportunidades”. Todavia, defendemos esta versão do conceito de resiliência – que designamos como “heroica” - enferma de problemas insuperáveis de etnocentrismo, normativismo e individualismo. 
Para a contrariar esta versão, apresentamos um conceito crítico de resiliência. A resiliência será um processo aberto de reconfiguração dos modos de vida desencadeado por choques sistémicos – ou seja, alterações abruptas das condições de reprodução social, como crises económicas e políticas, desastres naturais ou guerras. 
Os processos de resiliência têm duas dimensões centrais: a mobilização de recursos sociais e naturais; e a transferência de riscos no tempo, espaço e através do tecido social. Ambas estas dimensões são necessariamente moldadas por processos de estruturação social, como a classe social, a raça, o género ou o território. 
Os processos de resiliência contribuem para a reprodução e transformação das estruturas sociais e do ambiente. Por um lado, os processos de resiliência fazem uso de reservas finitas de recursos, que muitas vezes não são de fácil substituição e cuja exploração pode implicar pesados custos pessoais, sociais e ambientais. Por outro lado, podem uso de relações de poder e de mecanismos de desigualdade social existentes, contribuindo assim para o seu reforço.

ER  -