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Saraiva, A. (2018). Tempo e espaço no Bairro Fonsecas e Calçada: A experiência urbana de Raúl Hestnes Ferreira. In Calix, T., Fernandes, A. S., Sucena, S., Travasso, N. and Moreira, B. (Ed.), PNUM 2018: A produção do território: Formas, processos, desígnios. (pp. 919-930). Porto, Portugal: Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.
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A. M. Saraiva,  "Tempo e espaço no Bairro Fonsecas e Calçada: A experiência urbana de Raúl Hestnes Ferreira", in PNUM 2018: A produção do território: Formas, processos, desígnios, Calix, T., Fernandes, A. S., Sucena, S., Travasso, N. and Moreira, B., Ed., Porto, Portugal, Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, 2018, pp. 919-930
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TY  - CPAPER
TI  - Tempo e espaço no Bairro Fonsecas e Calçada: A experiência urbana de Raúl Hestnes Ferreira
T2  - PNUM 2018: A produção do território: Formas, processos, desígnios
AU  - Saraiva, A.
PY  - 2018
SP  - 919-930
CY  - Porto, Portugal
UR  - https://pnum.arq.up.pt/
AB  - Com este artigo pretende-se analisar o quarteirão como um processo geométrico elementar, conforme Lamas afirma que adquiriu ‘estatuto na produção de cidade, como unidade morfológica’ (1993, 88). Ao cruzar tal abordagem com a interpretação de Henri Lefebvre e de Manuel Castells, cujas teorias em associação com o planeamento determinam a democracia, apresenta-se a análise da intervenção SAAL coordenada por Raúl Hestnes Ferreira para o Bairro Fonsecas e Calçada, em Lisboa. No bairro projetado pela equipa de Raúl Hestnes Ferreira, as tipologias habitacionais adequaram-se à evolução vivencial de acordo com os diferentes processos de conceção, edificação e gestão, um pouco em contradição ao que aconteceu noutras intervenções SAAL. O respeito pela população e pelos anseios de cada morador, foi concluído no atelier do arquiteto em 2016, com a entrega das licenças de utilização a cada proprietário, das duas cooperativas económicas, Unidade do Povo e 25 de Abril. Concluiu-se que Raúl Hestnes Ferreira, projeta o bairro entendendo sempre a forma urbana como uma relação entre partes (projetistas, decisores políticos e população) onde o final só é percetível quando relacionado com o todo.
ER  -