Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Saraiva, A. (2018). Tempo e espaço no Bairro Fonsecas e Calçada: A experiência urbana de Raúl Hestnes Ferreira. In Calix, T., Fernandes, A. S., Sucena, S., Travasso, N. and Moreira, B. (Ed.), PNUM 2018: A produção do território: Formas, processos, desígnios. (pp. 919-930). Porto, Portugal: Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.
Exportar Referência (IEEE)
A. M. Saraiva,  "Tempo e espaço no Bairro Fonsecas e Calçada: A experiência urbana de Raúl Hestnes Ferreira", in PNUM 2018: A produção do território: Formas, processos, desígnios, Calix, T., Fernandes, A. S., Sucena, S., Travasso, N. and Moreira, B., Ed., Porto, Portugal, Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, 2018, pp. 919-930
Exportar BibTeX
@inproceedings{saraiva2018_1730794678834,
	author = "Saraiva, A.",
	title = "Tempo e espaço no Bairro Fonsecas e Calçada: A experiência urbana de Raúl Hestnes Ferreira",
	booktitle = "PNUM 2018: A produção do território: Formas, processos, desígnios",
	year = "2018",
	editor = "Calix, T., Fernandes, A. S., Sucena, S., Travasso, N. and Moreira, B.",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	pages = "919-930",
	publisher = "Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto",
	address = "Porto, Portugal",
	organization = "Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto",
	url = "https://pnum.arq.up.pt/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Tempo e espaço no Bairro Fonsecas e Calçada: A experiência urbana de Raúl Hestnes Ferreira
T2  - PNUM 2018: A produção do território: Formas, processos, desígnios
AU  - Saraiva, A.
PY  - 2018
SP  - 919-930
CY  - Porto, Portugal
UR  - https://pnum.arq.up.pt/
AB  - Com este artigo pretende-se analisar o quarteirão como um processo geométrico elementar, conforme Lamas afirma que adquiriu ‘estatuto na produção de cidade, como unidade morfológica’ (1993, 88). Ao cruzar tal abordagem com a interpretação de Henri Lefebvre e de Manuel Castells, cujas teorias em associação com o planeamento determinam a democracia, apresenta-se a análise da intervenção SAAL coordenada por Raúl Hestnes Ferreira para o Bairro Fonsecas e Calçada, em Lisboa. No bairro projetado pela equipa de Raúl Hestnes Ferreira, as tipologias habitacionais adequaram-se à evolução vivencial de acordo com os diferentes processos de conceção, edificação e gestão, um pouco em contradição ao que aconteceu noutras intervenções SAAL. O respeito pela população e pelos anseios de cada morador, foi concluído no atelier do arquiteto em 2016, com a entrega das licenças de utilização a cada proprietário, das duas cooperativas económicas, Unidade do Povo e 25 de Abril. Concluiu-se que Raúl Hestnes Ferreira, projeta o bairro entendendo sempre a forma urbana como uma relação entre partes (projetistas, decisores políticos e população) onde o final só é percetível quando relacionado com o todo.
ER  -