Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Baptista, J., Soares, I. & Henriques, M. (2013). O impacto da adoção no desenvolvimento da criança. Psicologia. 27 (2), 63-79
Exportar Referência (IEEE)
J. I. Baptista et al.,  "O impacto da adoção no desenvolvimento da criança", in Psicologia, vol. 27, no. 2, pp. 63-79, 2013
Exportar BibTeX
@article{baptista2013_1732208020574,
	author = "Baptista, J. and Soares, I. and Henriques, M.",
	title = "O impacto da adoção no desenvolvimento da criança",
	journal = "Psicologia",
	year = "2013",
	volume = "27",
	number = "2",
	doi = "10.17575/rpsicol.v27i2.422",
	pages = "63-79",
	url = "http://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/index"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - O impacto da adoção no desenvolvimento da criança
T2  - Psicologia
VL  - 27
IS  - 2
AU  - Baptista, J.
AU  - Soares, I.
AU  - Henriques, M.
PY  - 2013
SP  - 63-79
SN  - 0874-2049
DO  - 10.17575/rpsicol.v27i2.422
UR  - http://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/index
AB  - Em comparação com os pares da comunidade, as crianças que foram adotadas enfrentam, com maior frequência, adversidade e risco nos primeiros tempos de vida, os quais se podem situar ao nível de complicações ao nascimento e de experiências de perda da família biológica, bem como ao nível do acolhimento em instituições caracterizadas por cuidados pouco responsivos. Nos últimos anos, clínicos e investigadores têm vindo a alertar para os efeitos negativos daquelas experiências no desenvolvimento da criança. Simultaneamente, a literatura tem vindo a reforçar a ocorrência de mudanças positivas em áreas diversas do desenvolvimento, após a integração numa família por adoção. Este artigo de revisão apresenta uma sistematização de resultados de estudos que analisaram o impacto da adoção, sobretudo internacional, no desenvolvimento físico, cognitivo, sócio-emocional e nos problemas de comportamento da criança que foi adotada.
ER  -