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Oliveira, R., Arriaga, P. & Paiva, A. (2018). Interações entre Humanos e Robôs em Pequenos Grupos: Contributos da Psicologia Social. 10º Congresso Ibero-americano de Diagnóstico e Avaliação Psicológica (AIDAP).
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R. S. Oliveira et al.,  "Interações entre Humanos e Robôs em Pequenos Grupos: Contributos da Psicologia Social", in 10º Congr.o Ibero-americano de Diagnóstico e Avaliação Psicológica (AIDAP), Coimbra, 2018
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	title = "Interações entre Humanos e Robôs em Pequenos Grupos: Contributos da Psicologia Social",
	year = "2018"
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TY  - CPAPER
TI  - Interações entre Humanos e Robôs em Pequenos Grupos: Contributos da Psicologia Social
T2  - 10º Congresso Ibero-americano de Diagnóstico e Avaliação Psicológica (AIDAP)
AU  - Oliveira, R.
AU  - Arriaga, P.
AU  - Paiva, A.
PY  - 2018
CY  - Coimbra
AB  - Múltiplos avanços na tecnologia têm proporcionado novas formas de interação social. Mais especificamente, nas últimas décadas, a emergência de robôs sociais tem despoletado um esforço multidisciplinar orientado para a compreensão da forma como humanos e robôs interagem. Neste trabalho, pretendemos contribuir para esse esforço analisando o papel da orientação estratégica e do papel desempenhado pelo robô. Para este efeito, analisámos as interações de 32 pares de participantes, no contexto de um jogo sueca, com dois robôs com diferentes orientações estratégicas (competitivo vs. cooperativo), no papel de parceiros e oponentes. Cada participante jogou três jogos com cada um dos outros três jogadores e a orientação estratégica foi manipulada através do set de interações verbais pré-validada exibida pelo robô. Utilizámos o guião para observação e avaliação de interações em pequenos grupos proposto por Bales (1950), que inclui dimensões de interação socio-emocional positivas, negativas e relacionadas com a tarefa. Uma análise estatística multinível dos resultados revelou efeitos significativos do papel desempenhado para todas as dimensões. Os participantes manifestaram uma preferência para interagir com o outro humano, em comparação com os dois robôs, dirigindo um maior número de interações socio-emocionais positivas e negativas para os parceiros, em relação aos oponentes. Os participantes exibiram também mais interações socio-emocionais positivas quando jogaram com o robô cooperativo, em comparação com o robô competitivo. Estes resultados sugerem a existência de diferentes padrões comportamentais que poderão ser úteis para informar o desenvolvimento de robôs mais socialmente capazes.
ER  -