Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Junça Silva, A., Almeida, F. & Lopes, M. (2018). O papel das novas tecnologias de informação na educação do Ensino superior. IV Simpósio sobre Formação e Desenvolvimento Organizacional.
Exportar Referência (IEEE)
A. L. Silva et al.,  "O papel das novas tecnologias de informação na educação do Ensino superior", in IV Simpósio sobre Formação e Desenvolvimento Organizacional, Braga, 2018
Exportar BibTeX
@misc{silva2018_1732202046739,
	author = "Junça Silva, A. and Almeida, F. and Lopes, M.",
	title = "O papel das novas tecnologias de informação na educação do Ensino superior",
	year = "2018",
	howpublished = "Ambos (impresso e digital)"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - O papel das novas tecnologias de informação na educação do Ensino superior
T2  - IV Simpósio sobre Formação e Desenvolvimento Organizacional
AU  - Junça Silva, A.
AU  - Almeida, F.
AU  - Lopes, M.
PY  - 2018
CY  - Braga
AB  - Cada vez mais se assiste ao desenvolvimento e surgimento de novos métodos pedagógicos, como é o caso do blended-learning. Este método envolve um misto de aulas presenciais e on-line. As aulas on-line consistem na visualização de vídeos e na resposta a questionários com base nesses mesmos vídeos. O presente estudo analisa mediadores e moderadores que explicam a relação entre novos métodos de ensino e o desempenho dos discentes, no ensino superior. As nossas hipóteses são que: o tempo gasto na visualização de vídeos e o numero de respostas certas aos respetivos questionários medeia a relação entre o blended-learning e a nota obtida na unidade curricular correspondente. A nossa segunda hipótese baseia-se num modelo de mediação moderada, no qual a personalidade proativa do estudante modera o modelo de mediação (anterior). Neste estudo, participaram 380 estudantes do ensino superior. Os resultados mostram que a relação positiva entre o blended-learning e a nota obtida é explicada por um aumento do tempo a visualizar os vídeos. Para além disso, também o numero de respostas certas aos questionários parece explicar a relação entre blended-learning e a nota na unidade curricular. Também, a personalidade proativa parece ter um papel moderador nesta relação, de tal maneira que, a relação é mais forte para os estudantes com personalidade proativa. O estudo aborda questões relevantes na literatura sobre educação, principalmente no que remete para o acompanhamento das novas formas pedagógicas de ensino.
ER  -