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Exportar Referência (APA)
Nunes, C. & Machado, M. (2011). O Balanced Scorecard na hotelaria e turismo. Tourism and Management Studies. 1, 722-733
Exportar Referência (IEEE)
C. R. Nunes and M. J. Machado,  "O Balanced Scorecard na hotelaria e turismo", in Tourism and Management Studies, no. 1, pp. 722-733, 2011
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@article{nunes2011_1713886507920,
	author = "Nunes, C. and Machado, M.",
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TY  - JOUR
TI  - O Balanced Scorecard na hotelaria e turismo
T2  - Tourism and Management Studies
IS  - 1
AU  - Nunes, C.
AU  - Machado, M.
PY  - 2011
SP  - 722-733
SN  - 2182-8458
UR  - http://tmstudies.net/index.php/ectms/article/view/238
AB  - O presente trabalho tem por objectivo contribuir para o conhecimento sobre o Balanced Scorecard e a avaliação de desempenho na hotelaria e no turismo. Como objectivos mais específicos podem-se definir os seguintes: analisar se existem diferenças significativas entre o que a teoria define como sistemas de avaliação do desempenho adequados para este sector, e os métodos efectivamente utilizados pelos hotéis; identificar contradições entre os estudos empíricos já realizados, as quais justificam nova investigação. Para tal, foi realizada uma revisão da teoria sobre os sistemas de avaliação do desempenho e uma revisão de estudos empíricos que reportam quais os métodos utilizados pelos hotéis e empresas turísticas. Concluímos que existe uma divergência entre o que a teoria considera métodos de avaliação do desempenho adequados e os efectivamente utilizados pelos hotéis. Esta divergência manifesta-se em dois factores: baixa taxa de utilização do BSC e a adaptação do modelo aos objectivos particulares de cada hotel. Podemos também concluir que os estudos empíricos revistos apresentam contradições entre si, nomeadamente sobre: a existência de uma associação entre a satisfação dos trabalhadores e a satisfação dos clientes; a existência de uma associação entre a performance dos hotéis e o facto de pertencerem ou não a cadeias hoteleiras.
ER  -