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Nunes, C. & Machado, M. (2011). O Balanced Scorecard na hotelaria e turismo. Tourism and Management Studies. 1, 722-733
C. R. Nunes and M. J. Machado, "O Balanced Scorecard na hotelaria e turismo", in Tourism and Management Studies, no. 1, pp. 722-733, 2011
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TY - JOUR TI - O Balanced Scorecard na hotelaria e turismo T2 - Tourism and Management Studies IS - 1 AU - Nunes, C. AU - Machado, M. PY - 2011 SP - 722-733 SN - 2182-8458 UR - http://tmstudies.net/index.php/ectms/article/view/238 AB - O presente trabalho tem por objectivo contribuir para o conhecimento sobre o Balanced Scorecard e a avaliação de desempenho na hotelaria e no turismo. Como objectivos mais específicos podem-se definir os seguintes: analisar se existem diferenças significativas entre o que a teoria define como sistemas de avaliação do desempenho adequados para este sector, e os métodos efectivamente utilizados pelos hotéis; identificar contradições entre os estudos empíricos já realizados, as quais justificam nova investigação. Para tal, foi realizada uma revisão da teoria sobre os sistemas de avaliação do desempenho e uma revisão de estudos empíricos que reportam quais os métodos utilizados pelos hotéis e empresas turísticas. Concluímos que existe uma divergência entre o que a teoria considera métodos de avaliação do desempenho adequados e os efectivamente utilizados pelos hotéis. Esta divergência manifesta-se em dois factores: baixa taxa de utilização do BSC e a adaptação do modelo aos objectivos particulares de cada hotel. Podemos também concluir que os estudos empíricos revistos apresentam contradições entre si, nomeadamente sobre: a existência de uma associação entre a satisfação dos trabalhadores e a satisfação dos clientes; a existência de uma associação entre a performance dos hotéis e o facto de pertencerem ou não a cadeias hoteleiras. ER -