Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Massano. L. & Henriques, S. (2018). Liderança Digital: a aprendizagem e os processos de informação e comunicação na sala de aula. In Lídia Grave, Glória Bastos, Isolina Oliveira (Ed.), Lideranças e inovação em contextos educativos. (pp. 218-234). Lisboa: Universidade Aberta.
Exportar Referência (IEEE)
M. L. Massano and S. A. Henriques,  "Liderança Digital: a aprendizagem e os processos de informação e comunicação na sala de aula", in Lideranças e inovação em contextos educativos, Lídia Grave, Glória Bastos, Isolina Oliveira, Ed., Lisboa, Universidade Aberta, 2018, pp. 218-234
Exportar BibTeX
@incollection{massano2018_1732210809990,
	author = "Massano. L. and Henriques, S.",
	title = "Liderança Digital: a aprendizagem e os processos de informação e comunicação na sala de aula",
	chapter = "",
	booktitle = "Lideranças e inovação em contextos educativos",
	year = "2018",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "218-218",
	publisher = "Universidade Aberta",
	address = "Lisboa"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - Liderança Digital: a aprendizagem e os processos de informação e comunicação na sala de aula
T2  - Lideranças e inovação em contextos educativos
AU  - Massano. L.
AU  - Henriques, S.
PY  - 2018
SP  - 218-234
CY  - Lisboa
AB  - Tendo como objetivo estudar a liderança digital e a aprendizagem baseada em processos de informação e comunicação na perspetiva dos alunos, apresentamos os resultados de um estudo realizado na aula de língua estrangeira, inglês, no ensino secundário. O quadro teórico remete para modelos organizacionais de escola, os modelos de liderança, os quatro pilares de educação, as sete competências para o séc. XXI, os papéis do
professor e dos alunos em contexto de sala de aula, a aprendizagem e o sucesso. Todos estes aspetos são problematizados em cenários de aprendizagens digitais, no contexto da sociedade em rede. O design metodológico combinou técnicas quantitativas e qualitativas, procurando aprofundar a informação recolhida junto dos alunos e da professora de inglês das turmas em análise. Em síntese, os resultados alcançados revelaram que a ação com alunos envolvidos em atividades criativas, no saber fazer e saber estar conduziu à discussão sobre os sentidos da aprendizagem, a pertinência do conhecimento e a assunção de que a diferença não se evidencia, mas contribui para a diversidade no progresso do constructo social. Revelaram, ainda, que a liderança do professor é fundamental para engajar a liderança do aluno não só nos processos de aprendizagem como nas relações que se estabelecem nas atuais sociedades em rede.

ER  -