Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Massano. L. & Henriques, S. (2018). Liderança Digital: a aprendizagem e os processos de informação e comunicação na sala de aula. In Lídia Grave, Glória Bastos, Isolina Oliveira (Ed.), Lideranças e inovação em contextos educativos. (pp. 218-234). Lisboa: Universidade Aberta.
M. L. Massano and S. A. Henriques, "Liderança Digital: a aprendizagem e os processos de informação e comunicação na sala de aula", in Lideranças e inovação em contextos educativos, Lídia Grave, Glória Bastos, Isolina Oliveira, Ed., Lisboa, Universidade Aberta, 2018, pp. 218-234
@incollection{massano2018_1732210809990, author = "Massano. L. and Henriques, S.", title = "Liderança Digital: a aprendizagem e os processos de informação e comunicação na sala de aula", chapter = "", booktitle = "Lideranças e inovação em contextos educativos", year = "2018", volume = "", series = "", edition = "", pages = "218-218", publisher = "Universidade Aberta", address = "Lisboa" }
TY - CHAP TI - Liderança Digital: a aprendizagem e os processos de informação e comunicação na sala de aula T2 - Lideranças e inovação em contextos educativos AU - Massano. L. AU - Henriques, S. PY - 2018 SP - 218-234 CY - Lisboa AB - Tendo como objetivo estudar a liderança digital e a aprendizagem baseada em processos de informação e comunicação na perspetiva dos alunos, apresentamos os resultados de um estudo realizado na aula de língua estrangeira, inglês, no ensino secundário. O quadro teórico remete para modelos organizacionais de escola, os modelos de liderança, os quatro pilares de educação, as sete competências para o séc. XXI, os papéis do professor e dos alunos em contexto de sala de aula, a aprendizagem e o sucesso. Todos estes aspetos são problematizados em cenários de aprendizagens digitais, no contexto da sociedade em rede. O design metodológico combinou técnicas quantitativas e qualitativas, procurando aprofundar a informação recolhida junto dos alunos e da professora de inglês das turmas em análise. Em síntese, os resultados alcançados revelaram que a ação com alunos envolvidos em atividades criativas, no saber fazer e saber estar conduziu à discussão sobre os sentidos da aprendizagem, a pertinência do conhecimento e a assunção de que a diferença não se evidencia, mas contribui para a diversidade no progresso do constructo social. Revelaram, ainda, que a liderança do professor é fundamental para engajar a liderança do aluno não só nos processos de aprendizagem como nas relações que se estabelecem nas atuais sociedades em rede. ER -