Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Graça, P. Q. (2018). O papel das ilhas na formação das Plataformas Continentais. A Pátria.
Exportar Referência (IEEE)
P. Q. José,  "O papel das ilhas na formação das Plataformas Continentais", in A Pátria, 2018
Exportar BibTeX
@misc{josé2018_1711622074488,
	author = "Graça, P. Q.",
	title = "O papel das ilhas na formação das Plataformas Continentais",
	year = "2018",
	howpublished = "Digital",
	url = "https://apatria.org"
}
Exportar RIS
TY  - GEN
TI  - O papel das ilhas na formação das Plataformas Continentais
T2  - A Pátria
AU  - Graça, P. Q.
PY  - 2018
SN  - 2184-2957
UR  - https://apatria.org
AB  - Inicialmente relacionado com as condições climatéricas (de marés) e acidentes de solo marítimo, o conceito jurídico de ilha foi-se alterando e foram elaborados desenvolvimentos doutrinários que marcaram decisivamente o rumo de desenvolvimento desta noção nas diversas Conferências sobre o Direito do Mar que tiveram lugar.
Após a Declaração do presidente norte-americano Harry Truman sobre a Plataforma Continental, de 28 de Setembro de 1945, verificou-se uma profunda alteração na concepção da relação dicotómica tradicional “Mar Territorial – Alto Mar”, a qual foi percursora das modificações que, posteriormente, se introduziram nas figuras e respectivos regimes jurídicos no âmbito do Direito do Mar.
Se bem que esta proclamação não mencionasse expressamente os direitos das ilhas à Plataforma Continental, nem as zonas de pesca que lhes poderiam ser atribuídas, despertou-se a consciência de que tais ilhas, qualquer que fosse o seu tamanho, poderiam gerar espaços marítimos muito vastos, frequentemente muito superiores à sua própria dimensão física.
Esta consciencialização determinou o surgimento de estudos aprofundados sobre a noção de ilha, ensaiando-se critérios e teorias sobre esta figura que se pretendia ver então actualizada.
ER  -