Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Aguiar, C., Correia, N., Almeida, T. , Barros, S., Boavida, T., Peixoto, C. ...Santos, M.  (2018). 'Primeiros Anos': Um blogue sobre educação de infância baseado em investigação. XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação.
Exportar Referência (IEEE)
C. D. Aguiar et al.,  "'Primeiros Anos': Um blogue sobre educação de infância baseado em investigação", in XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, Lisboa, 2018
Exportar BibTeX
@misc{aguiar2018_1766771323760,
	author = "Aguiar, C. and Correia, N. and Almeida, T.  and Barros, S. and Boavida, T. and Peixoto, C.  and Fialho, A. and M. Fuertes and Pessanha, M. and Sanches-Ferreira, M. and Santos, M. ",
	title = "'Primeiros Anos': Um blogue sobre educação de infância baseado em investigação",
	year = "2018",
	howpublished = "Impresso",
	url = "http://eventos.ispa.pt/xivcoloquiopsicologiaeeducacao/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - 'Primeiros Anos': Um blogue sobre educação de infância baseado em investigação
T2  - XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
AU  - Aguiar, C.
AU  - Correia, N.
AU  - Almeida, T. 
AU  - Barros, S.
AU  - Boavida, T.
AU  - Peixoto, C. 
AU  - Fialho, A.
AU  - M. Fuertes
AU  - Pessanha, M.
AU  - Sanches-Ferreira, M.
AU  - Santos, M. 
PY  - 2018
CY  - Lisboa
UR  - http://eventos.ispa.pt/xivcoloquiopsicologiaeeducacao/
AB  - A investigação tem demonstrado, de forma persistente e consistente, a importância da qualidade dos contextos educativos para o desenvolvimento das crianças (e.g., Bryant, Zaslow, & Burchinal, 2010). Simultaneamente, várias organizações internacionais têm recomendado a monitorização da qualidade destes contextos e do seu impacto, sobretudo junto de grupos de risco (e.g., OCDE, 2012). Deste modo, é fundamental fortalecer as perspetivas e as competências de profissionais de educação de infância, com vista à adoção de práticas inclusivas e de elevada qualidade. No entanto, os resultados da investigação científica nem sempre estão disponíveis para os profissionais de educação, de forma acessível e fidedigna. Na tentativa de colmatar esta lacuna e promover a articulação entre a investigação e a prática em educação de infância, está a ser desenvolvido um projeto Erasmus+ que integra o blogue europeu ‘EarlyYearsBlog’ e quatro blogues nacionais (Bélgica, Holanda, Polónia e Portugal), enquanto plataformas de aprendizagem. Neste poster, pretendemos dar a conhecer ‘PrimeirosAnos’, o blogue português que integra este projeto. Mantido por investigadores e docentes da área da educação, o blogue debruça-se sobre inclusão social, investigação e inovação. Tem como objetivos principais (1) consolidar os conhecimentos empíricos sobre a qualidade da educação de infância e a educação de crianças em situação de desvantagem, (2) sensibilizar para a diversidade e promover a inclusão social, dentro do quadro de referência europeu para a qualidade da educação de infância, (3) desenvolver uma atitude positiva em relação à investigação e à inovação e (4) promover uma comunidade de aprendizagem partilhada por educadores de infância, formadores, investigadores e decisores políticos. Destinado a um grande número de leitores, pretende-se com este blogue convidar à reflexão sobre práticas inovadoras, influenciando a prática de educadores, mas também os conteúdos de cursos de formação contínua e os planos de estudos que habilitam para a docência.
ER  -