Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Aguiar, C., Correia, N., Almeida, T. , Barros, S., Boavida, T., Peixoto, C. ...Santos, M. (2018). 'Primeiros Anos': Um blogue sobre educação de infância baseado em investigação. XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação.
C. D. Aguiar et al., "'Primeiros Anos': Um blogue sobre educação de infância baseado em investigação", in XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, Lisboa, 2018
@misc{aguiar2018_1766771323760,
author = "Aguiar, C. and Correia, N. and Almeida, T. and Barros, S. and Boavida, T. and Peixoto, C. and Fialho, A. and M. Fuertes and Pessanha, M. and Sanches-Ferreira, M. and Santos, M. ",
title = "'Primeiros Anos': Um blogue sobre educação de infância baseado em investigação",
year = "2018",
howpublished = "Impresso",
url = "http://eventos.ispa.pt/xivcoloquiopsicologiaeeducacao/"
}
TY - CPAPER TI - 'Primeiros Anos': Um blogue sobre educação de infância baseado em investigação T2 - XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação AU - Aguiar, C. AU - Correia, N. AU - Almeida, T. AU - Barros, S. AU - Boavida, T. AU - Peixoto, C. AU - Fialho, A. AU - M. Fuertes AU - Pessanha, M. AU - Sanches-Ferreira, M. AU - Santos, M. PY - 2018 CY - Lisboa UR - http://eventos.ispa.pt/xivcoloquiopsicologiaeeducacao/ AB - A investigação tem demonstrado, de forma persistente e consistente, a importância da qualidade dos contextos educativos para o desenvolvimento das crianças (e.g., Bryant, Zaslow, & Burchinal, 2010). Simultaneamente, várias organizações internacionais têm recomendado a monitorização da qualidade destes contextos e do seu impacto, sobretudo junto de grupos de risco (e.g., OCDE, 2012). Deste modo, é fundamental fortalecer as perspetivas e as competências de profissionais de educação de infância, com vista à adoção de práticas inclusivas e de elevada qualidade. No entanto, os resultados da investigação científica nem sempre estão disponíveis para os profissionais de educação, de forma acessível e fidedigna. Na tentativa de colmatar esta lacuna e promover a articulação entre a investigação e a prática em educação de infância, está a ser desenvolvido um projeto Erasmus+ que integra o blogue europeu ‘EarlyYearsBlog’ e quatro blogues nacionais (Bélgica, Holanda, Polónia e Portugal), enquanto plataformas de aprendizagem. Neste poster, pretendemos dar a conhecer ‘PrimeirosAnos’, o blogue português que integra este projeto. Mantido por investigadores e docentes da área da educação, o blogue debruça-se sobre inclusão social, investigação e inovação. Tem como objetivos principais (1) consolidar os conhecimentos empíricos sobre a qualidade da educação de infância e a educação de crianças em situação de desvantagem, (2) sensibilizar para a diversidade e promover a inclusão social, dentro do quadro de referência europeu para a qualidade da educação de infância, (3) desenvolver uma atitude positiva em relação à investigação e à inovação e (4) promover uma comunidade de aprendizagem partilhada por educadores de infância, formadores, investigadores e decisores políticos. Destinado a um grande número de leitores, pretende-se com este blogue convidar à reflexão sobre práticas inovadoras, influenciando a prática de educadores, mas também os conteúdos de cursos de formação contínua e os planos de estudos que habilitam para a docência. ER -
English