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Silva, T. M. da (2018). Valorização do Património hoje — A experiência no ensino de Arquitetura. In Graça Filipe, José Vale, Inês Castaño (Ed.), Patrimonialização e sustentabilidade do património: reflexão e prospectiva. (pp. 183-195). Lisboa: IHC.
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M. T. Silva,  "Valorização do Património hoje — A experiência no ensino de Arquitetura", in Patrimonialização e sustentabilidade do património: reflexão e prospectiva, Graça Filipe, José Vale, Inês Castaño, Ed., Lisboa, IHC, 2018, pp. 183-195
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TY  - CPAPER
TI  - Valorização do Património hoje — A experiência no ensino de Arquitetura
T2  - Patrimonialização e sustentabilidade do património: reflexão e prospectiva
AU  - Silva, T. M. da
PY  - 2018
SP  - 183-195
CY  - Lisboa
UR  - http://ihc.fcsh.unl.pt/
AB  - Esta comunicação procura dar a conhecer uma experiência de ensino de projeto de Arquitetura desenvolvida no Departamento de Arquitetura e Urbanismo do ISCTE-IUL — Instituto Universitário de Lisboa, a partir de uma experiência singular no contexto académico (Summer School internacional associado a uma UC de prática de projeto). A metodologia cruza, na elaboração dos projetos de arquitetura, as ideias centrais expressas nas cartas e convenções nacionais e internacionais relativas às questões do património, com o conceito de consciência histórica proveniente da filosofia hermenêutica de Hans-Georg Gadamer (1900-2002), tendo como pano de fundo as novas práticas da arquitetura e o novo perfil dos arquitetos. Pretende-se fazer ressaltar um conceito de património amplo, onde a ideia da sua valorização possibilita uma leitura que inclui a paisagem como um todo e onde o património é visto a partir do presente. Os resultados obtidos mostram nos que os estudantes atuam, por um lado, projetando com o construído — as propostas não se pretendem autocentradas, mas dialogando com as circunstâncias físicas, geográficas (territoriais) e sociais, e por outro, de acordo com o momento histórico em que nos encontramos — o presente, tendo em conta a cultura e as pessoas que neles habitam.
ER  -