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Dos Santos, C. P., Damasceno, H. J. & Ferreira, J. (2018). Ações afirmativas, assistência estudantil e Serviço Social: uma análise a partir do perfil discente da UFSC e UFJF. SER Social. 20 (43), 241-267
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C. P. Santos et al.,  "Ações afirmativas, assistência estudantil e Serviço Social: uma análise a partir do perfil discente da UFSC e UFJF", in SER Social, vol. 20, no. 43, pp. 241-267, 2018
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TY  - JOUR
TI  - Ações afirmativas, assistência estudantil e Serviço Social: uma análise a partir do perfil discente da UFSC e UFJF
T2  - SER Social
VL  - 20
IS  - 43
AU  - Dos Santos, C. P.
AU  - Damasceno, H. J.
AU  - Ferreira, J.
PY  - 2018
SP  - 241-267
SN  - 2178-8987
DO  - 10.26512/ser_social.v20i43.18859
UR  - http://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/18859
AB  - O artigo apresenta uma análise do perfil dos estudantes ingressantes na universidade, por via de política de ações afirmativas, as demandas à assistência estudantil e a intervenção do assistente social neste âmbito. Discute os critérios do sistema de cotas, considerando as características sociais e econômicas dos estudantes ingressantes no ensino superior em duas universidades federais brasileiras, reconhecendo as desigualdades de acesso que foram impostas à população negra neste nível de educação (SANTOS; SOUZA; SASAKI, 2013). A pesquisa de campo foi orientada por uma abordagem qualitativa e quantitativa. Realizamos estudos bibliográficos e documentais, além de coleta de dados com questionário on-line aplicado aos estudantes bolsistas que ingressaram nas respectivas universidades pelas ações afirmativas e pela ampla concorrência. Mesmo não havendo diferenças de perfil dos estudantes a partir dos critérios das ações afirmativas, há uma diversidade de demandas subjetivas às quais a assistência estudantil e a atuação do Serviço Social ainda não respondem.
ER  -