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Dos Santos, C. P., Damasceno, H. J. & Ferreira, J. (2018). Ações afirmativas, assistência estudantil e Serviço Social: uma análise a partir do perfil discente da UFSC e UFJF. SER Social. 20 (43), 241-267
C. P. Santos et al., "Ações afirmativas, assistência estudantil e Serviço Social: uma análise a partir do perfil discente da UFSC e UFJF", in SER Social, vol. 20, no. 43, pp. 241-267, 2018
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TY - JOUR TI - Ações afirmativas, assistência estudantil e Serviço Social: uma análise a partir do perfil discente da UFSC e UFJF T2 - SER Social VL - 20 IS - 43 AU - Dos Santos, C. P. AU - Damasceno, H. J. AU - Ferreira, J. PY - 2018 SP - 241-267 SN - 2178-8987 DO - 10.26512/ser_social.v20i43.18859 UR - http://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/18859 AB - O artigo apresenta uma análise do perfil dos estudantes ingressantes na universidade, por via de política de ações afirmativas, as demandas à assistência estudantil e a intervenção do assistente social neste âmbito. Discute os critérios do sistema de cotas, considerando as características sociais e econômicas dos estudantes ingressantes no ensino superior em duas universidades federais brasileiras, reconhecendo as desigualdades de acesso que foram impostas à população negra neste nível de educação (SANTOS; SOUZA; SASAKI, 2013). A pesquisa de campo foi orientada por uma abordagem qualitativa e quantitativa. Realizamos estudos bibliográficos e documentais, além de coleta de dados com questionário on-line aplicado aos estudantes bolsistas que ingressaram nas respectivas universidades pelas ações afirmativas e pela ampla concorrência. Mesmo não havendo diferenças de perfil dos estudantes a partir dos critérios das ações afirmativas, há uma diversidade de demandas subjetivas às quais a assistência estudantil e a atuação do Serviço Social ainda não respondem. ER -