Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Falcão, P. F., Cunha, M. P., Curto, J. & Oliveira, F. (2018). A inteligência emocional e o desempenho dos colaboradores: estudo empírico numa instituição financeira. Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa. 17 (3), 18-34
P. M. Falcão et al., "A inteligência emocional e o desempenho dos colaboradores: estudo empírico numa instituição financeira", in Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa, vol. 17, no. 3, pp. 18-34, 2018
@article{falcão2018_1732206724084, author = "Falcão, P. F. and Cunha, M. P. and Curto, J. and Oliveira, F.", title = "A inteligência emocional e o desempenho dos colaboradores: estudo empírico numa instituição financeira", journal = "Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa", year = "2018", volume = "17", number = "3", pages = "18-34", url = "https://indeg.iscte-iul.pt/pagina/rgplp" }
TY - JOUR TI - A inteligência emocional e o desempenho dos colaboradores: estudo empírico numa instituição financeira T2 - Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa VL - 17 IS - 3 AU - Falcão, P. F. AU - Cunha, M. P. AU - Curto, J. AU - Oliveira, F. PY - 2018 SP - 18-34 SN - 2674-5895 UR - https://indeg.iscte-iul.pt/pagina/rgplp AB - A literatura sobre inteligência emocional mostra que este tipo de inteligência tem uma relação positiva e direta com o desempenho dos gestores. Com o objetivo de contribuir para esta linha de investigação, procedeu-se a um estudo envolvendo 149 gestores comerciais de empresas numa grande instituição financeira portuguesa. A análise empírica baseou-se num questionário de autorrelato da inteligência emocional e de quatro elementos de avaliação de desempenho dos gestores. Para o efeito, estimou-se um modelo de regressão linear múltipla, que aponta para uma relação direta entre o nível de inteligência emocional e o desempenho comercial dos gestores da instituição, sendo as variáveis preditoras que predizem mais o desempenho comercial perceber as emoções e gerir as emoções dos outros. No âmbito académico, o estudo empírico contribui para a atual literatura. No âmbito da gestão, é um contributo para os processos de recrutamento e de formação de gestores. ER -