Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Dores, A. (2018). Is there such a thing as society?. Two decades discourse about globalizing social sciences – concepts, strategies, achievements.
Exportar Referência (IEEE)
A. P. Dores,  "Is there such a thing as society?", in Two decades discourse about globalizing social sciences – concepts, strategies, achievements, Lisboa, 2018
Exportar BibTeX
@misc{dores2018_1713869252433,
	author = "Dores, A.",
	title = "Is there such a thing as society?",
	year = "2018",
	howpublished = "Outro"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Is there such a thing as society?
T2  - Two decades discourse about globalizing social sciences – concepts, strategies, achievements
AU  - Dores, A.
PY  - 2018
CY  - Lisboa
AB  - Os Verão e o Outono de 2017 transformaram Portugal no país com mais área ardida na Europa num território de calamidade, com mais de cem mortos em fogos que aconteceram imediatamente antes e depois da época oficial de fogos. O governo declarou-se incapaz de assegurar a protecção das populações vulneráveis e o Presidente da República exigiu a organização de um novo ciclo de políticas para responder às ansiedades populares geradas naquelas semanas. 
Mais de duzentos anos de modernização na Europa depois, haverá sociedades em condições de se auto-organizarem para responder a desastres sociais-naturais, como os fogos, a seca e outros efeitos das alterações climáticas, a que o estado e a economia dão uma importância relativa?
O que responde sociologia à pergunta de saber se há ou não sociedade, independente dos estados aliados da economia moderna?
A modernização produtivas e urbanas, a individualização, subordinadas às alianças entre estados e mercados, substituem, destroem as comunidades tradicionais. Os estados nacionais cobrem hoje toda a Terra, o capital é global, após as independências nacionais lideradas por movimentos de libertação anti-colonial. Face às mudanças climáticas e à necessidade de readaptação ao meio ambiente, a destruição das comunidades locais revela-se um problema para a adaptação da espécie humana às novas condições.
A sociedade existe e é capaz de reagir aos desafios actuais, ou a sociedade é apenas o que resta dos sistemas de regulação da vida moderna, o mercado e o estado? O desperdício produzido pelo desenvolvimento económico, com direito precário de voto e a rendimentos?
ER  -