Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Abrantes, A. C. M., Passos, A. M., Cunha, M. P. & Costa, P. L. (2018). Adaptação improvisada em equipa: um modelo de adaptação em tempo real. Revista Interdisciplinar de Gestão Social. 7 (3), 29-57
Export Reference (IEEE)
A. D. Abrantes et al.,  "Adaptação improvisada em equipa: um modelo de adaptação em tempo real", in Revista Interdisciplinar de Gestão Social, vol. 7, no. 3, pp. 29-57, 2018
Export BibTeX
@article{abrantes2018_1765581362409,
	author = "Abrantes, A. C. M. and Passos, A. M. and Cunha, M. P. and Costa, P. L.",
	title = "Adaptação improvisada em equipa: um modelo de adaptação em tempo real",
	journal = "Revista Interdisciplinar de Gestão Social",
	year = "2018",
	volume = "7",
	number = "3",
	doi = "10.9771/23172428rigs.v7i3.25642",
	pages = "29-57",
	url = "https://portalseer.ufba.br/index.php/rigs/index"
}
Export RIS
TY  - JOUR
TI  - Adaptação improvisada em equipa: um modelo de adaptação em tempo real
T2  - Revista Interdisciplinar de Gestão Social
VL  - 7
IS  - 3
AU  - Abrantes, A. C. M.
AU  - Passos, A. M.
AU  - Cunha, M. P.
AU  - Costa, P. L.
PY  - 2018
SP  - 29-57
SN  - 2317-2428
DO  - 10.9771/23172428rigs.v7i3.25642
UR  - https://portalseer.ufba.br/index.php/rigs/index
AB  - Quando as equipas precisam de se adaptar num contexto de escassez extrema de tempo, elas podem paralisar, podem manter o plano anterior, ou podem improvisar um novo plano. Este último fenómeno consiste na adaptação improvisada em equipa. Sendo um conceito recente, pouco se sabe sobre como as equipas se podem adaptar eficazmente em situações de carência temporal, e como podem produzir conhecimento a partir destes processos. Neste artigo conceptual, desenvolvemos um modelo teórico, baseado num fluxo temporal, o qual contribui para um melhor entendimento da adaptação improvisada. Propomos um conjunto de fatores de influência temporais, moderadores da resposta a estímulos contingenciais, e um conjunto de processos de equipa, fundamentais para a eficácia da adaptação improvisada. Propomos, ainda, que a reflexividade em equipa medeia a relação da adaptação improvisada com a aprendizagem. Ao explorar o fluxo temporal da adaptação improvisada em equipa, estendemos as literaturas de improvisação e de adaptação, aumentando a granularidade dos construtos, alargando a sua rede nomológica.
ER  -