Ciência-IUL    Comunicações    Descrição Detalhada da Comunicação    Exportar

Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
d'Almeida, P. Bento & Marat-Mendes, T. (2018). O estudo do ‘Território’ e da ‘Morfologia Urbana’ no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (1962-1974). PNUM 2018. A Produção do Território: Formas, Processos, Desígnios.
Exportar Referência (IEEE)
P. B. Lima and T. M. Marat-Mendes,  "O estudo do ‘Território’ e da ‘Morfologia Urbana’ no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (1962-1974).", in PNUM 2018. A Produção do Território: Formas, Processos, Desígnios, Porto, 2018
Exportar BibTeX
@misc{lima2018_1600496550160,
	author = "d'Almeida, P. Bento and Marat-Mendes, T.",
	title = "O estudo do ‘Território’ e da ‘Morfologia Urbana’ no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (1962-1974).",
	year = "2018",
	howpublished = "Ambos (impresso e digital)",
	url = "https://pnum.arq.up.pt/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - O estudo do ‘Território’ e da ‘Morfologia Urbana’ no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (1962-1974).
T2  - PNUM 2018. A Produção do Território: Formas, Processos, Desígnios
AU  - d'Almeida, P. Bento
AU  - Marat-Mendes, T.
PY  - 2018
CY  - Porto
UR  - https://pnum.arq.up.pt/
AB  - O estudo do ‘Território’ e da ‘Morfologia Urbana’ foi introduzido no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) através do arquitecto Nuno Portas, aquando da formação da Divisão de Construção e Habitação (DCH), no início da década de 60 do século XX, momento em que se apercebeu da possibilidade de constituir uma equipa de pesquisa que viesse a dar prioridade a trabalhos de campo sobre a perceção e o uso do espaço urbano. Conhecendo também os trabalhos desenvolvidos noutros centros de investigação estrangeiros, seus contemporâneos, definiram-se no LNEC as linhas de pesquisa que marcariam esta unidade de pesquisa, em diálogo com o Ministério das Obras Públicas. O trabalho elaborado pela equipa por ele coordenada, ainda não foi merecedor de uma análise pormenorizada sob o ponto de vista da Morfologia Urbana. Conhecer este legado constitui um imperativo para o desenvolvimento do estudo da Forma Urbana. A presente comunicação introduz os primeiros resultados de uma investigação em curso baseada na análise dos Relatórios produzidos na DCH e nas suas subsequentes unidades orgânicas.
O manancial de informação presente em cada um dos Relatórios, até hoje arquivados no LNEC, constitui uma ferramenta fundamental para melhor informar o arquitecto, o urbanista ou o planeador do território de amanhã. Assim, através de uma análise cuidada a cada um dos Relatórios procuramos dar a conhecer: i) quais os temas desenvolvidos no LNEC relacionados com o estudo da Forma Urbana; ii) o que motivou o LNEC a desenvolver tais temas de pesquisa; iii) que metodologias de investigação foram seguidas; iv) quais os casos de estudo; v) como e onde foi promovida a difusão do conhecimento e dos resultados obtidos nos trabalhos de investigação desenvolvidos; e vi) possíveis impactos didáticos desse conhecimento.
Esta comunicação procura contribuir para uma atualização das bases de conhecimento sobre o estudo da Forma Urbana, informada em lições extraídas de um centro de pesquisa nacional que, durante a segunda metade do século XX, promoveu metodologias de investigação para a análise do espaço urbano e habitacional.

ER  -