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Ávila, P. (2018). Literacia e educação de adultos em Portugal. Tendências e resistências. Educação de adultos: ninguém pode ficar para trás (Seminário Conselho Nacional de Educação).
P. D. Ávila, "Literacia e educação de adultos em Portugal. Tendências e resistências.", in Educação de adultos: ninguém pode ficar para trás (Seminário Conselho Nacional de Educação), Lisboa, 2018
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TY - CPAPER TI - Literacia e educação de adultos em Portugal. Tendências e resistências. T2 - Educação de adultos: ninguém pode ficar para trás (Seminário Conselho Nacional de Educação) AU - Ávila, P. PY - 2018 CY - Lisboa AB - Há 25 anos realizou-se em Portugal o primeiro (e até ao momento único) Estudo Nacional de Literacia. O estudo teve uma forte repercussão nos domínios científico, político e social, que decorreu do seu carácter inovador a nível conceptual e metodológico e, sobretudo, por ter permitido evidenciar, pela primeira vez, a situação do país relativamente às competências de literacia da população adulta. As repercussões nas políticas públicas foram evidentes, culminando numa transformação profunda das oportunidades e modalidades de educação e formação de adultos, com uma forte componente de reconhecimento e certificação das competências (em particular de literacia) desenvolvidas ao longo da vida. Quase duas décadas depois desse movimento transformador, importa fazer um balanço das mudanças registadas, através da análise de alguns indicadores disponíveis. A manutenção de fortes desigualdades sociais neste domínio, apesar dos avanços registados, será um dos tópicos em destaque nesta apresentação. ER -