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Mateus, S. (2018). Afinal, quem são os especialistas? Novos papéis dos jovens vulneráveis na investigação qualitativa em educação. X Congresso Português de Sociologia - Na era da “pós-verdade”? Esfera pública, cidadania e qualidade da democracia no Portugal contemporâneo.
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S. C. Gomes,  "Afinal, quem são os especialistas? Novos papéis dos jovens vulneráveis na investigação qualitativa em educação", in X Congr.o Português de Sociologia - Na era da “pós-verdade”? Esfera pública, cidadania e qualidade da democracia no Portugal contemporâneo, Covilhã, 2018
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TY  - CPAPER
TI  - Afinal, quem são os especialistas? Novos papéis dos jovens vulneráveis na investigação qualitativa em educação
T2  - X Congresso Português de Sociologia - Na era da “pós-verdade”? Esfera pública, cidadania e qualidade da democracia no Portugal contemporâneo
AU  - Mateus, S.
PY  - 2018
CY  - Covilhã
UR  - https://xcongresso-aps.eventqualia.net/pt/2018/inicio/
AB  - Nesta apresentação discute-se o processo metodológico utilizado numa pesquisa qualitativa sobre causas e processos de abandono escolar precoce, realizada em 2017 na Amadora, uma cidade localizada na Área Metropolitana de Lisboa, no âmbito do projeto europeu Below 10 (Erasmus +). Um dos objetivos originais da pesquisa foi dar voz às experiências diretas dos jovens sobre o insucesso e o abandono escolar. O envolvimento dos jovens e a realização de um processo de pesquisa mais crítico levaram os jovens a assumir o papel de especialistas, mais do que simplesmente abordando questões de distribuição de poder no campo educacional. Cerca de 30 jovens que abandonaram a escola precocemente, ou que estão em risco de a abandonar, foram envolvidos em grupos focais e entrevistas dentro e fora das instalações escolares. Como especialistas, os jovens esboçaram soluções e ofereceram insights sobre o tema da pesquisa, evidenciando simultaneamente a natureza sistémica do abandono precoce e os processos complexos que marcam a trajetória escolar e a biografia dos alunos até ao momento do abandono, e para além do mesmo.
ER  -