Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Mateus, S. & Amaral, P. (2018). "Afinal, quem são os especialistas? Jovens em abandono e em risco no papel de especialistas na investigação qualitativa em educação". III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação - Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporâneas.
S. C. Gomes and P. N. Amaral, ""Afinal, quem são os especialistas? Jovens em abandono e em risco no papel de especialistas na investigação qualitativa em educação"", in III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação - Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporâneas, Braga, 2018
@misc{gomes2018_1732443318711, author = "Mateus, S. and Amaral, P.", title = ""Afinal, quem são os especialistas? Jovens em abandono e em risco no papel de especialistas na investigação qualitativa em educação"", year = "2018", url = "https://iiicicse.wixsite.com/iiicicse2018" }
TY - CPAPER TI - "Afinal, quem são os especialistas? Jovens em abandono e em risco no papel de especialistas na investigação qualitativa em educação" T2 - III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação - Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporâneas AU - Mateus, S. AU - Amaral, P. PY - 2018 CY - Braga UR - https://iiicicse.wixsite.com/iiicicse2018 AB - Nesta apresentação discute-se o processo metodológico utilizado numa pesquisa qualitativa sobre causas e processos de abandono escolar precoce, realizada em 2017 na Amadora, uma cidade localizada na Área Metropolitana de Lisboa, no âmbito do projeto europeu Below 10 (Erasmus +). Um dos objetivos originais da pesquisa foi dar voz às experiências diretas dos jovens sobre o insucesso e o abandono escolar. O envolvimento dos jovens e a realização de um processo de pesquisa mais crítico levaram os jovens a assumir o papel de especialistas, mais do que simplesmente abordando questões de distribuição de poder no campo educacional. Cerca de 30 jovens que abandonaram a escola precocemente, ou que estão em risco de a abandonar, foram envolvidos em grupos focais e entrevistas dentro e fora das instalações escolares. Como especialistas, os jovens esboçaram soluções e ofereceram insights sobre o tema da pesquisa, evidenciando simultaneamente a natureza sistémica do abandono precoce e os processos complexos que marcam a trajetória escolar e a biografia dos alunos até ao momento do abandono, e para além do mesmo. ER -