Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Muhr, T. & De Azevedo, M. L. N. (2019). Relações Sul-Sul em educação: o programa ¡Yo, Sí Puedo! e a cooperação em educação do BRICS em foco. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. 14 (1), 2-30
T. G. Muhr and M. L. AZEVEDO, "Relações Sul-Sul em educação: o programa ¡Yo, Sí Puedo! e a cooperação em educação do BRICS em foco", in Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, vol. 14, no. 1, pp. 2-30, 2019
@article{muhr2019_1732185266175, author = "Muhr, T. and De Azevedo, M. L. N.", title = "Relações Sul-Sul em educação: o programa ¡Yo, Sí Puedo! e a cooperação em educação do BRICS em foco", journal = "Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação", year = "2019", volume = "14", number = "1", doi = "10.21723/riaee.v14i1.11730", pages = "2-30", url = "https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11730" }
TY - JOUR TI - Relações Sul-Sul em educação: o programa ¡Yo, Sí Puedo! e a cooperação em educação do BRICS em foco T2 - Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação VL - 14 IS - 1 AU - Muhr, T. AU - De Azevedo, M. L. N. PY - 2019 SP - 2-30 SN - 2446-8606 DO - 10.21723/riaee.v14i1.11730 UR - https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11730 AB - Este artigo adota uma abordagem histórica e global a respeito da cooperação Sul- Sul em educação e desenvolvimento, um tema ainda pouco investigado pela academia. A primeira seção discute os conceitos de “Sul”, “Sul Global” e “Cooperação Sul-Sul”, contraposta às práticas de “colaboração triangular” e “transferência de melhores práticas”. Com base nisso, uma revisão da literatura sobre cooperação em educação Sul-Sul distingue uma abordagem dominante incorporada nas teorias liberais e (neo)realistas de relações internacionais de uma abordagem de teoria crítica associada ao pensamento de contra- dependência. Enquadrado por essas discussões, este artigo apresenta dois estudos de caso das relações contemporâneas globais de educação Sul-Sul: o ¡Yo, Sí Puedo! – uma campanha de alfabetização global promovida pelos governos de Cuba e Venezuela – e a agenda comum de cooperação da educação do BRICS. Embora não se possa concluir inequivocamente que a cooperação educacional Sul-Sul produza uma contra-estrutura para a governança global neoliberal da educação, o artigo mostra igualmente que os princípios Sul-Sul de solidariedade, benefícios mútuos e autoconfiança são muito praticados entre os países parceiros do Sul. Por fim, são apresentadas propostas de pesquisas futuras nesse campo. ER -