Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Graça, A. (2018). AUGI - (RE)habitar para (RE)integrar - Micro práticas para (re) qualificação do espaço publico. 3º Encontro Nacional de Investigação em Arquitetura.
Export Reference (IEEE)
A. C. Graça,  "AUGI - (RE)habitar para (RE)integrar - Micro práticas para (re) qualificação do espaço publico", in 3º Encontro Nacional de Investigação em Arquitetura, Lisboa, 2018
Export BibTeX
@misc{graça2018_1768689449885,
	author = "Graça, A.",
	title = "AUGI - (RE)habitar para (RE)integrar - Micro práticas para (re) qualificação do espaço publico",
	year = "2018",
	howpublished = "Other"
}
Export RIS
TY  - CPAPER
TI  - AUGI - (RE)habitar para (RE)integrar - Micro práticas para (re) qualificação do espaço publico
T2  - 3º Encontro Nacional de Investigação em Arquitetura
AU  - Graça, A.
PY  - 2018
CY  - Lisboa
AB  - Pretende-se dar a conhecer a investigação teórica e prática a decorrer com o titulo AUGI (Áreas Urbanas de Gênese Ilegal) - (RE) HABITAR PARA (RE) INTEGRAR – Micro práticas para (re) qualificação do espaço público. 
As estratégias de intervenção em espaço público (EP) têm lançado novos desafios à investigação em arquitetura. Numa sociedade exigente, com uma cidadania participativa e colaborativa forte, o EP assume um papel importante nas práticas urbanas. A observação direta de ausência de EP nas AUGI da Área Metropolitana de Lisboa (AML), coloca a questão de investigação: Como é que o EP, poderá possibilitar o (re)habitar das AUGI, para as (re)integrar nas dinâmicas da AML?
A resposta passa por adotar métodos e instrumentos que permitam: (1) mapear a rede de AUGI na AML; (2) analisar morfologicamente e socialmente os EP das AUGI; (3) aplicar micropráticas participativas na requalificação do EP para promover relações de integração, tendo como base as iniciativas de transformação urbana do Observatório da 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo. O Observatório tem como objetivo mapear, articular, evidenciar e democratizar formas de ação, construção e documentação da cidade – iniciativas coletivas de transformação urbana.
É neste enquadramento, que se pretende desenvolver uma investigação teórico - prática informada pelas boas-práticas urbanas e realizar uma experiência piloto para aferir um conjunto de procedimentos normativos genéricos aplicáveis à requalificação de EP das AUGI.

ER  -