Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Cachado, R. (2018). A Etnografia Urbana em Portugal e suas redes com o Brasil. In  Cidades em mudança: processos participativos em Portugal e no Brasil. (pp. 41-56). Rio de Janeiro: Mauad Editora.
Exportar Referência (IEEE)
R. D. Cachado,  "A Etnografia Urbana em Portugal e suas redes com o Brasil", in  Cidades em mudança: processos participativos em Portugal e no Brasil, Rio de Janeiro, Mauad Editora, 2018, pp. 41-56
Exportar BibTeX
@incollection{cachado2018_1713455156913,
	author = "Cachado, R.",
	title = "A Etnografia Urbana em Portugal e suas redes com o Brasil",
	chapter = "",
	booktitle = " Cidades em mudança: processos participativos em Portugal e no Brasil",
	year = "2018",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "41-41",
	publisher = "Mauad Editora",
	address = "Rio de Janeiro"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - A Etnografia Urbana em Portugal e suas redes com o Brasil
T2  -  Cidades em mudança: processos participativos em Portugal e no Brasil
AU  - Cachado, R.
PY  - 2018
SP  - 41-56
CY  - Rio de Janeiro
AB  - Este capítulo descreve um fragmento da história da etnografia urbana em Portugal e suas relações com o Brasil, refletindo sobre as relações que se têm desenvolvido ao longo das últimas décadas, uma história de que este livro também faz parte. A Etnografia Urbana nutre evidentemente grande respeito pela Escola de Chicago, e é influenciada pelo Brasil, Espanha e França, onde a Antropologia Urbana se enraizou (Cordeiro 2003). O desenvolvimento da etnografia urbana em Portugal tem tido o apoio ativo de um conjunto de antropólogos brasileiros. São reflexões que partem de um projeto de pós-doutoramento sobre Etnografia Urbana em Portugal e resulta de uma recolha empírica baseada na análise dos curricula de investigadores, em entrevistas e em observação participante. Em debate estão os enunciados seguintes: se sabemos de antemão que o papel de Gilberto Velho foi central na construção desta relação entre os dois países, que interações específicas foram promovidas por Gilberto Velho, os seus alunos e os seus amigos portugueses? Que contributos podemos identificar para compreender melhor esta história? Mais do que a inscrição de um campo científico que tem o seu caminho próprio, como podemos garantir o futuro das pesquisas desenvolvidas? 
ER  -