Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Mendes, M. M. (2018). Ciganos, escola e desigualdades. In Gregório, M. do C., & Ramos, F. (Ed.), Educação para todos: Os invisíveis, os discriminados e os outros [Textos do Seminário realizado no Conselho Nacional de Educação em 28 de maio de 2018]. (pp. 115-131). Lisboa: Conselho Nacional de Educação.
Exportar Referência (IEEE)
M. M. Mendes,  "Ciganos, escola e desigualdades", in Educação para todos: Os invisíveis, os discriminados e os outros [Textos do Seminário realizado no Conselho Nacional de Educação em 28 de maio de 2018], Gregório, M. do C., & Ramos, F., Ed., Lisboa, Conselho Nacional de Educação, 2018, pp. 115-131
Exportar BibTeX
@inproceedings{mendes2018_1732200571867,
	author = "Mendes, M. M.",
	title = "Ciganos, escola e desigualdades",
	booktitle = "Educação para todos: Os invisíveis, os discriminados e os outros [Textos do Seminário realizado no Conselho Nacional de Educação em 28 de maio de 2018]",
	year = "2018",
	editor = "Gregório, M. do C., & Ramos, F.",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	pages = "115-131",
	publisher = "Conselho Nacional de Educação",
	address = "Lisboa",
	organization = "Conselho Nacional de Educação",
	url = "https://www.cnedu.pt/content/edicoes/seminarios_e_coloquios/Educacao_para_Todos.pdf"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Ciganos, escola e desigualdades
T2  - Educação para todos: Os invisíveis, os discriminados e os outros [Textos do Seminário realizado no Conselho Nacional de Educação em 28 de maio de 2018]
AU  - Mendes, M. M.
PY  - 2018
SP  - 115-131
CY  - Lisboa
UR  - https://www.cnedu.pt/content/edicoes/seminarios_e_coloquios/Educacao_para_Todos.pdf
AB  - Embora as crianças e jovens ciganos estejam mais presentes nas escolas públicas portuguesas, continua a registar-se um elevado número de casos de insucesso escolar e abandono precoce, o que revela a incapacidade de as políticas e até medidas compensatórias, só por si, enfrentarem o desafio de (in)concretização da escolaridade obrigatória, situação que persiste e que continua largamente por resolver na sociedade portuguesa em relação aos cidadãos ciganos.
É neste contexto de análise que se inscreve este texto, que por sua vez se alicerça nos resultados de algumas pesquisas qualitativas, que evidenciam claramente a persistência e continuidade de reprodução de desigualdades sociais e escolares em relação aos Ciganos. Iniciaremos esta análise traçando na primeira seção um diagnóstico atualizado sobre a situação escolar dos Ciganos em Portugal, na segunda seção serão abordadas algumas práticas e processos segregativos acionados, dominantemente de forma camuflada em contexto escolar e as representações e discursos dos Ciganos face a essas situações e por último, tecer-se-á algumas notas conclusivas em torno da articulação escola-famílias ciganas.
ER  -