Export Publication
The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.
Mendes, M. M. (2018). Ciganos, escola e desigualdades. In Gregório, M. do C., & Ramos, F. (Ed.), Educação para todos: Os invisíveis, os discriminados e os outros [Textos do Seminário realizado no Conselho Nacional de Educação em 28 de maio de 2018]. (pp. 115-131). Lisboa: Conselho Nacional de Educação.
M. M. Mendes, "Ciganos, escola e desigualdades", in Educação para todos: Os invisíveis, os discriminados e os outros [Textos do Seminário realizado no Conselho Nacional de Educação em 28 de maio de 2018], Gregório, M. do C., & Ramos, F., Ed., Lisboa, Conselho Nacional de Educação, 2018, pp. 115-131
@inproceedings{mendes2018_1764949080823,
author = "Mendes, M. M.",
title = "Ciganos, escola e desigualdades",
booktitle = "Educação para todos: Os invisíveis, os discriminados e os outros [Textos do Seminário realizado no Conselho Nacional de Educação em 28 de maio de 2018]",
year = "2018",
editor = "Gregório, M. do C., & Ramos, F.",
volume = "",
number = "",
series = "",
pages = "115-131",
publisher = "Conselho Nacional de Educação",
address = "Lisboa",
organization = "Conselho Nacional de Educação",
url = "https://www.cnedu.pt/content/edicoes/seminarios_e_coloquios/Educacao_para_Todos.pdf"
}
TY - CPAPER TI - Ciganos, escola e desigualdades T2 - Educação para todos: Os invisíveis, os discriminados e os outros [Textos do Seminário realizado no Conselho Nacional de Educação em 28 de maio de 2018] AU - Mendes, M. M. PY - 2018 SP - 115-131 CY - Lisboa UR - https://www.cnedu.pt/content/edicoes/seminarios_e_coloquios/Educacao_para_Todos.pdf AB - Embora as crianças e jovens ciganos estejam mais presentes nas escolas públicas portuguesas, continua a registar-se um elevado número de casos de insucesso escolar e abandono precoce, o que revela a incapacidade de as políticas e até medidas compensatórias, só por si, enfrentarem o desafio de (in)concretização da escolaridade obrigatória, situação que persiste e que continua largamente por resolver na sociedade portuguesa em relação aos cidadãos ciganos. É neste contexto de análise que se inscreve este texto, que por sua vez se alicerça nos resultados de algumas pesquisas qualitativas, que evidenciam claramente a persistência e continuidade de reprodução de desigualdades sociais e escolares em relação aos Ciganos. Iniciaremos esta análise traçando na primeira seção um diagnóstico atualizado sobre a situação escolar dos Ciganos em Portugal, na segunda seção serão abordadas algumas práticas e processos segregativos acionados, dominantemente de forma camuflada em contexto escolar e as representações e discursos dos Ciganos face a essas situações e por último, tecer-se-á algumas notas conclusivas em torno da articulação escola-famílias ciganas. ER -
Português