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Mendes, M. M. (2018). Ciganos, escola e desigualdades. In Gregório, M. do C., & Ramos, F. (Ed.), Educação para todos: Os invisíveis, os discriminados e os outros [Textos do Seminário realizado no Conselho Nacional de Educação em 28 de maio de 2018]. (pp. 115-131). Lisboa: Conselho Nacional de Educação.
M. M. Mendes, "Ciganos, escola e desigualdades", in Educação para todos: Os invisíveis, os discriminados e os outros [Textos do Seminário realizado no Conselho Nacional de Educação em 28 de maio de 2018], Gregório, M. do C., & Ramos, F., Ed., Lisboa, Conselho Nacional de Educação, 2018, pp. 115-131
@inproceedings{mendes2018_1734830294817, author = "Mendes, M. M.", title = "Ciganos, escola e desigualdades", booktitle = "Educação para todos: Os invisíveis, os discriminados e os outros [Textos do Seminário realizado no Conselho Nacional de Educação em 28 de maio de 2018]", year = "2018", editor = "Gregório, M. do C., & Ramos, F.", volume = "", number = "", series = "", pages = "115-131", publisher = "Conselho Nacional de Educação", address = "Lisboa", organization = "Conselho Nacional de Educação", url = "https://www.cnedu.pt/content/edicoes/seminarios_e_coloquios/Educacao_para_Todos.pdf" }
TY - CPAPER TI - Ciganos, escola e desigualdades T2 - Educação para todos: Os invisíveis, os discriminados e os outros [Textos do Seminário realizado no Conselho Nacional de Educação em 28 de maio de 2018] AU - Mendes, M. M. PY - 2018 SP - 115-131 CY - Lisboa UR - https://www.cnedu.pt/content/edicoes/seminarios_e_coloquios/Educacao_para_Todos.pdf AB - Embora as crianças e jovens ciganos estejam mais presentes nas escolas públicas portuguesas, continua a registar-se um elevado número de casos de insucesso escolar e abandono precoce, o que revela a incapacidade de as políticas e até medidas compensatórias, só por si, enfrentarem o desafio de (in)concretização da escolaridade obrigatória, situação que persiste e que continua largamente por resolver na sociedade portuguesa em relação aos cidadãos ciganos. É neste contexto de análise que se inscreve este texto, que por sua vez se alicerça nos resultados de algumas pesquisas qualitativas, que evidenciam claramente a persistência e continuidade de reprodução de desigualdades sociais e escolares em relação aos Ciganos. Iniciaremos esta análise traçando na primeira seção um diagnóstico atualizado sobre a situação escolar dos Ciganos em Portugal, na segunda seção serão abordadas algumas práticas e processos segregativos acionados, dominantemente de forma camuflada em contexto escolar e as representações e discursos dos Ciganos face a essas situações e por último, tecer-se-á algumas notas conclusivas em torno da articulação escola-famílias ciganas. ER -