Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Ferreira, F. S. e M., Neves, L. B. P. & Neves, G. P. (2018). Linguagens da identidade e da diferença no mundo Ibero-Americano (1750-1890). São Paulo. Paco Editorial.
Exportar Referência (IEEE)
M. D. Ferreira et al.,  Linguagens da identidade e da diferença no mundo Ibero-Americano (1750-1890), São Paulo, Paco Editorial, 2018
Exportar BibTeX
@book{ferreira2018_1713502978666,
	author = "Ferreira, F. S. e M. and Neves, L. B. P. and Neves, G. P.",
	title = "",
	year = "2018",
	editor = "",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	edition = "",
	publisher = "Paco Editorial",
	address = "São Paulo"
}
Exportar RIS
TY  - EDBOOK
TI  - Linguagens da identidade e da diferença no mundo Ibero-Americano (1750-1890)
AU  - Ferreira, F. S. e M.
AU  - Neves, L. B. P.
AU  - Neves, G. P.
PY  - 2018
CY  - São Paulo
AB  - Tal como se refere num dos capítulos deste livro, a razão de ser da história conceptual foi a de ajudar os historiadores a distinguir com maior clareza a sua linguagem analítica daquela utilizada nas fontes que estudam. O projecto sobre Linguagens da identidade e da diferença: classes, corporações, castas e raças, 1750-1870, reporta-se a um tempo de mudança política e cultural no qual se pretenderam questionar classificações sociais inscritas na ordem jurídica e identidades territoriais que se reputavam particularistas, em nome da consagração dos novos significados que se imputavam aos conceitos de cidadania e de nação. A delimitação de novos fundamentos da ordem política nos espaços ibero-americanos passou, no entanto, pela utilização de categorias de identificação social e territorial, cruzadas com a imperiosa necessidade de definir quem fazia e quem não fazia parte da cada nação e quem eram os seus cidadãos. Das formas concretas como nesses processos se perpetuaram, renovaram e inventaram categorias identitárias nos dão conta os ensaios aqui reunidos. (Nuno Gonçalo Monteiro Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa)
ER  -