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Vidal, T. & Vieira, J. (2018). Fandubbing em Portugal: um estudo de caso sobre cultura participativa em rede. Sociologia On Line. 18, 35-56
T. Vidal and J. S. Vieira, "Fandubbing em Portugal: um estudo de caso sobre cultura participativa em rede", in Sociologia On Line, no. 18, pp. 35-56, 2018
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TY - JOUR TI - Fandubbing em Portugal: um estudo de caso sobre cultura participativa em rede T2 - Sociologia On Line IS - 18 AU - Vidal, T. AU - Vieira, J. PY - 2018 SP - 35-56 SN - 1647-3337 DO - 10.30553/sociologiaonline.2018.18.2 UR - https://revista.aps.pt/pt/fandubbing-em-portugal-um-estudo-de-caso-sobre-cultura-participativa-em-rede/ AB - Os fãs de conteúdos mediáticos tendem a ser utilizados recorrentemente como exemplo da cultura participativa online. Com efeito, muitos destes fãs recorrem a ferramentas digitais como forma de expressão, desenvolvendo diferentes práticas tendo os seus objetos de fandom como principal catalisador. Entre estas, o fandubbing é uma prática que carece de atenção académica. Tendo por base uma metodologia qualitativa e os testemunhos de oito elementos pertencentes à comunidade de fandubbers portuguesa, este artigo tenta contribuir com informação aprofundada sobre a atividade em si, os seus praticantes, a relação com o objeto mediático e as plataformas de mediação. Como principais resultados, observámos que os fandubbers entrevistados possuem uma ligação íntima quer com o objeto mediático do qual são fãs, quer com a prática de fandubbing em si. Os utilizadores tendem, através da prática, a apreender uma série de competências, em vários casos de forma autodidata e em contextos informais de aprendizagem. Procuram ainda partilhar as suas produções, de trabalho não remunerado, em plataformas online públicas, como o Youtube, enfrentando subsequentemente adversidades provenientes da apropriação de conteúdos autorais. ER -