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Vidal, T. & Vieira, J. (2018). Fandubbing em Portugal: um estudo de caso sobre cultura participativa em rede. Sociologia On Line. 18, 35-56
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T. Vidal and J. S. Vieira,  "Fandubbing em Portugal: um estudo de caso sobre cultura participativa em rede", in Sociologia On Line, no. 18, pp. 35-56, 2018
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TY  - JOUR
TI  - Fandubbing em Portugal: um estudo de caso sobre cultura participativa em rede
T2  - Sociologia On Line
IS  - 18
AU  - Vidal, T.
AU  - Vieira, J.
PY  - 2018
SP  - 35-56
SN  - 1647-3337
DO  - 10.30553/sociologiaonline.2018.18.2
UR  - https://revista.aps.pt/pt/fandubbing-em-portugal-um-estudo-de-caso-sobre-cultura-participativa-em-rede/
AB  - Os fãs de conteúdos mediáticos tendem a ser utilizados recorrentemente como exemplo da cultura participativa online. Com efeito, muitos destes fãs recorrem a ferramentas digitais como forma de expressão, desenvolvendo diferentes práticas tendo os seus objetos de fandom como principal catalisador. Entre estas, o fandubbing é uma prática que carece de atenção académica. Tendo por base uma metodologia qualitativa e os testemunhos de oito elementos pertencentes à comunidade de fandubbers portuguesa, este artigo tenta contribuir com informação aprofundada sobre a atividade em si, os seus praticantes, a relação com o objeto mediático e as plataformas de mediação. Como principais resultados, observámos que os fandubbers entrevistados possuem uma ligação íntima quer com o objeto mediático do qual são fãs, quer com a prática de fandubbing em si. Os utilizadores tendem, através da prática, a apreender uma série de competências, em vários casos de forma autodidata e em contextos informais de aprendizagem. Procuram ainda partilhar as suas produções, de trabalho não remunerado, em plataformas online públicas, como o Youtube, enfrentando subsequentemente adversidades provenientes da apropriação de conteúdos autorais.
ER  -