Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Cordeiro, Graça Índias (2019). Um lugar na cidade. Quotidiano, memória e representação no bairro da Bica. Lisboa. Etnografica Press.
Exportar Referência (IEEE)
M. D. Cordeiro,  Um lugar na cidade. Quotidiano, memória e representação no bairro da Bica, Lisboa, Etnografica Press, 2019
Exportar BibTeX
@book{cordeiro2019_1714147967298,
	author = "Cordeiro, Graça Índias",
	title = "",
	year = "2019",
	editor = "",
	volume = "1",
	number = "",
	series = "",
	edition = "",
	doi = "10.4000/books.etnograficapress.2255",
	publisher = "Etnografica Press",
	address = "Lisboa",
	url = "https://books.openedition.org/etnograficapress/2255"
}
Exportar RIS
TY  - BOOK
TI  - Um lugar na cidade. Quotidiano, memória e representação no bairro da Bica
VL  - 1
AU  - Cordeiro, Graça Índias
PY  - 2019
DO  - 10.4000/books.etnograficapress.2255
CY  - Lisboa
UR  - https://books.openedition.org/etnograficapress/2255
AB  - Excerto do Prefácio de Joan Pujadas: "Este livro de Graça índias Cordeiro constitui a primeira monografia portuguesa no campo da Antropologia Urbana. Numa disciplina como a nossa, em permanente desenvolvimento devido à sua recente implantação, é frequente surgirem novos campos de especialização e novos desenvolvimentos teóricos. No entanto, no caso da antropologia portuguesa, com excepção de algumas incursões de João Pina Cabral no estudo da família burguesa portuense, ou de Joaquim Pais de Brito na análise de um canto popular da cidade de Lisboa – o fado –, tem havido uma inibição total, por parte dos profissionais, relativamente à relevância das realidades urbanas. Quase como se o rural, o campesinato e a vida aldeã constituíssem a única dimensão pertinente para o estudo antropológico. Trata-se, sem dúvida, de uma opção muito respeitável que se insere, aliás, numa larga tradição da Antropologia Social europeia, tendo sempre as sociedades mediterrânicas interessado mais na sua dimensão «rural» e «tradicional». O que se pode comprovar com os claros paralelismos existentes entre os estudos em e sobre Portugal, Espanha, França, Itália ou Grécia. (...) "
ER  -