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Almeida, M. (2018). A Questão Agrária em Portugal: estratégias de atração ao longo dos séculos e a situação atual. Transiciones en la agricultura y la sociedad rural. Los desafíos globales de la historia rural.
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M. A. Almeida,  "A Questão Agrária em Portugal: estratégias de atração ao longo dos séculos e a situação atual", in Transiciones en la agricultura y la sociedad rural. Los desafíos globales de la historia rural, Santiago de Compostela, 2018
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TY  - CPAPER
TI  - A Questão Agrária em Portugal: estratégias de atração ao longo dos séculos e a situação atual
T2  - Transiciones en la agricultura y la sociedad rural. Los desafíos globales de la historia rural
AU  - Almeida, M.
PY  - 2018
CY  - Santiago de Compostela
UR  - https://transruralhistorycompostela.wordpress.com/
AB  - A Questão Agrária Portuguesa preocupou autores de diversas origens desde tempos remotos. O movimento da Reforma Agrária despoletado em 1975, e os legisladores a ele associados, foram herdeiros de uma série de correntes fisiocráticas e mercantilistas, cujas tentativas de resolução dos problemas sociais ligados à terra e à agricultura atravessaram os séculos. Se bem que a sua maioria não tenha ultrapassado o contexto teórico e literário, alguns marcos significativos da legislação portuguesa introduziram alterações profundas no panorama agrário e nas relações sociais nos campos portugueses. Resume-se aqui a evolução dos diagnósticos e propostas relativas ao problema agrícola português e as tentativas sucessivas de fixar as populações em meio rural e estabelecer a autossuficiência alimentar do país.
Contudo, verifica-se ao longo dos séculos o enorme insucesso das soluções apresentadas. No presente o mundo rural português carateriza-se pelo despovoamento. O trabalho agrícola já não é a principal atividade dos territórios do interior e a atração urbana deixou as suas marcas desde os anos sessenta do século XX. 
Após a resenha histórica, introduz-se a abordagem do problema por parte do governo central e dos municípios, na sua qualidade de gestores do território e protagonistas de estratégias de atração para pessoas e empresas.

ER  -