Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Fontes, M., Sousa, C. & Videira, P. (2009). Redes sociais e empreendedorismo em biotecnologia. O processo de aglomeração em torno de núcleos de produção de conhecimento. Finisterra – Revista Portuguesa de Geografia. 44 (88), 95-116
M. Fontes et al., "Redes sociais e empreendedorismo em biotecnologia. O processo de aglomeração em torno de núcleos de produção de conhecimento", in Finisterra – Revista Portuguesa de Geografia, vol. 44, no. 88, pp. 95-116, 2009
@article{fontes2009_1714875691715, author = "Fontes, M. and Sousa, C. and Videira, P.", title = "Redes sociais e empreendedorismo em biotecnologia. O processo de aglomeração em torno de núcleos de produção de conhecimento", journal = "Finisterra – Revista Portuguesa de Geografia", year = "2009", volume = "44", number = "88", doi = "10.18055/Finis1369", pages = "95-116", url = "https://revistas.rcaap.pt/finisterra/article/view/1369" }
TY - JOUR TI - Redes sociais e empreendedorismo em biotecnologia. O processo de aglomeração em torno de núcleos de produção de conhecimento T2 - Finisterra – Revista Portuguesa de Geografia VL - 44 IS - 88 AU - Fontes, M. AU - Sousa, C. AU - Videira, P. PY - 2009 SP - 95-116 SN - 0430-5027 DO - 10.18055/Finis1369 UR - https://revistas.rcaap.pt/finisterra/article/view/1369 AB - Este artigo aborda a aglomeração de novas empresas de biotecno-logia em torno de núcleos de produção de conhecimento, centrando-se no papel das redes sociais no acesso ao conhecimento científico e tecnológico. A abordagem toma em consideração o impacto de várias formas de proximidade – geográfica, social, cognitiva e organizacional – no desenvolvimento de relações chave e na sua utiliza-ção para obter conhecimento científico e tecnológico. Tal permite aferir a importân-cia relativa de fontes de conhecimento próximas e distantes e explicar as decisões tomadas pelos empreendedores em termos de mobilização das redes que lhes dão acesso. Na exploração empírica recorre-se a uma metodologia para reconstruir as redes sociais e medir os diferentes tipos de proximidade. ER -