Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Dias, N. (2013). A colónia, a metrópole e o que veio depois dela: para uma história da construção política do trabalho doméstico em Portugal. In Cidade e império: dinâmicas coloniais e reconfigurações pós-coloniais. Lisboa: Edições 70.
Exportar Referência (IEEE)
N. M. Dias,  "A colónia, a metrópole e o que veio depois dela: para uma história da construção política do trabalho doméstico em Portugal", in Cidade e império: dinâmicas coloniais e reconfigurações pós-coloniais, Lisboa, Edições 70, 2013
Exportar BibTeX
@incollection{dias2013_1776148096425,
	author = "Dias, N.",
	title = "A colónia, a metrópole e o que veio depois dela: para uma história da construção política do trabalho doméstico em Portugal",
	chapter = "",
	booktitle = "Cidade e império: dinâmicas coloniais e reconfigurações pós-coloniais",
	year = "2013",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	publisher = "Edições 70",
	address = "Lisboa",
	url = "https://www.almedina.net/product_info.php?products_id=23078"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - A colónia, a metrópole e o que veio depois dela: para uma história da construção política do trabalho doméstico em Portugal
T2  - Cidade e império: dinâmicas coloniais e reconfigurações pós-coloniais
AU  - Dias, N.
PY  - 2013
CY  - Lisboa
UR  - https://www.almedina.net/product_info.php?products_id=23078
AB  - Durante o período colonial o trabalho e as suas diferentes formas materializaram uma arena privilegiada de construção e reprodução de uma ordem social caracterizada por fronteiras que transcenderam as circunscrições convencionais de classe, hegemónicas nas metrópoles, assentes em critérios de proprie- dade material. A economia política do espaço urbano colonial, e das suas zonas de influência, desenvolveu-se em homogenia com um processo de racialização dos diferentes momentos da produção e do consumo. Por outro lado, tanto nas colónias como na metrópole, as migrações, mais ou menos coercivas, de trabalhadores rurais para os centros urbanos da moderni- dade produziram, ajustaram e regularam uma nova estrutura hierárquica atravessada por diferentes elementos de classifica- ção profissional, racial e/ou social. É na cidade, do paradigma de trabalho intensivo, que estes processos se padronizam, seg- mentando o desenho social da malha urbana, como resultado da complexificação da divisão social do trabalho. Este artigo centra-se nos modelos de produção política da posição social das trabalhadoras domésticas em contexto colonial, na metró- pole e em contexto pós-colonial (em Portugal) para problema- tizar a equivalência estrutural dos processos de desclassificação de grupos sociais a partir de critérios raciais/étnicos e/ou de classe.
ER  -