Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Azevedo, L. (2020). Mulheres portuguesas na Suíça: in/visibilidades em contexto migratório. Colóquio Internacional «Mulher(es) e poder(es)».
Exportar Referência (IEEE)
L. M. Azevedo,  "Mulheres portuguesas na Suíça: in/visibilidades em contexto migratório", in Colóquio Internacional «Mulher(es) e poder(es)», ONLINE , 2020
Exportar BibTeX
@misc{azevedo2020_1713532431585,
	author = "Azevedo, L.",
	title = "Mulheres portuguesas na Suíça: in/visibilidades em contexto migratório",
	year = "2020",
	howpublished = "Digital",
	url = "https://www.unige.ch/lettres/roman/unites/portugais/actualites/coloquio-internacional-mulheres-e-poderes/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Mulheres portuguesas na Suíça: in/visibilidades em contexto migratório
T2  - Colóquio Internacional «Mulher(es) e poder(es)»
AU  - Azevedo, L.
PY  - 2020
CY  - ONLINE 
UR  - https://www.unige.ch/lettres/roman/unites/portugais/actualites/coloquio-internacional-mulheres-e-poderes/
AB  - Tradicionalmente, os estudos sobre as migrações centravam-se na perspetiva masculina e invisibilizavam as mulheres ou remetiam-nas para segundo plano. Foi somente nos anos 1980-1990 que se reconheceu que o género influencia os processos migratórios ao mesmo tempo que é influenciado por eles. É também nessas décadas que a Suíça se torna um importante destino para a emigração portuguesa, essencialmente pessoas pouco qualificadas.
Usando o género como categoria analítica tanto dos processos migratórios como das estruturas de desigualdades sociais, a investigadora tem vindo a refletir sobre a invisibilidade e visibilidade das mulheres migrantes portuguesas nas sociedades suíça e portuguesa, bem como a sua ocupação dos espaços públicos e privados.
Esta apresentação aborda a questão da agência das mulheres migrantes portuguesas perante um “regime migratório” restritivo que empurrou muitas delas para um estatuto de "sem papéis", e um “regime de género” conservador.
ER  -