Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Álvares, M. E. & Caeiro, T. (2011). Ser e aprender: A resposta TEIP no combate às desigualdades sociais na educação. In II Encontro de Sociologia da Educação: "Educação, Territórios e (Des)Igualdades". (pp. 519-539). Porto: Associação Portuguesa de Sociologia.
Exportar Referência (IEEE)
M. E. Alvares and T. D. Caeiro,  "Ser e aprender: A resposta TEIP no combate às desigualdades sociais na educação", in II Encontro de Sociologia da Educação: "Educação, Territórios e (Des)Igualdades", Porto, Associação Portuguesa de Sociologia, 2011, pp. 519-539
Exportar BibTeX
@inproceedings{alvares2011_1732221106622,
	author = "Álvares, M. E. and Caeiro, T.",
	title = "Ser e aprender: A resposta TEIP no combate às desigualdades sociais na educação",
	booktitle = "II Encontro de Sociologia da Educação: "Educação, Territórios e (Des)Igualdades"",
	year = "2011",
	editor = "",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	pages = "519-539",
	publisher = "Associação Portuguesa de Sociologia",
	address = "Porto",
	organization = "Associação Portuguesa de Sociologia",
	url = "http://www.aps.pt/cms/imagens/ficheiros/FCH4f0ee64f7a121.pdf"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Ser e aprender: A resposta TEIP no combate às desigualdades sociais na educação
T2  - II Encontro de Sociologia da Educação: "Educação, Territórios e (Des)Igualdades"
AU  - Álvares, M. E.
AU  - Caeiro, T.
PY  - 2011
SP  - 519-539
CY  - Porto
UR  - http://www.aps.pt/cms/imagens/ficheiros/FCH4f0ee64f7a121.pdf
AB  - Esta apresentação procura lançar a discussão em torno das desigualdades sociais e face à escola, centrando-se na procura de soluções para desenvolver um sistema educativo equitativo e de excelência. É analisada a relevância e pertinência de um tipo particular de resposta política, assente na territorialização e descriminação positiva de escolas, tendo por base a experiência do 2° Programa dos Territórios Educativos de Intervenção
Prioritária (TEIP2) do Ministério da Educação e procurando analisar a eficácia desta iniciativa.
Para o efeito, foi analisado um questionário lançado a 35 escolas da segunda geração do Programa de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP2) que desenvolveram projectos entre 2006/2009 (TEIP2 1a fase), sendo apresentados e examinados os principais resultados relativos a um conjunto de dimensões estratégicas do sucesso escolar e educativo.
A análise da informação permitiu reconhecer o sucesso do Programa TEIP nos agrupamentos de escola e escolas não agrupadas da 1° fase, tendo-se verificado, no conjunto, uma diminuição do abandono escolar e das taxas de
retenção, uma melhoria do clima escolar e dos resultados da avaliação externa das aprendizagens, bem como efeitos ao nível da diversificação de respostas pedagógicas e sociais e de ofertas educativas e formativas.
ER  -