Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Álvares, M. E. & Caeiro, T. (2011). Ser e aprender: A resposta TEIP no combate às desigualdades sociais na educação. In II Encontro de Sociologia da Educação: "Educação, Territórios e (Des)Igualdades". (pp. 519-539). Porto: Associação Portuguesa de Sociologia.
M. E. Alvares and T. D. Caeiro, "Ser e aprender: A resposta TEIP no combate às desigualdades sociais na educação", in II Encontro de Sociologia da Educação: "Educação, Territórios e (Des)Igualdades", Porto, Associação Portuguesa de Sociologia, 2011, pp. 519-539
@inproceedings{alvares2011_1732221106622, author = "Álvares, M. E. and Caeiro, T.", title = "Ser e aprender: A resposta TEIP no combate às desigualdades sociais na educação", booktitle = "II Encontro de Sociologia da Educação: "Educação, Territórios e (Des)Igualdades"", year = "2011", editor = "", volume = "", number = "", series = "", pages = "519-539", publisher = "Associação Portuguesa de Sociologia", address = "Porto", organization = "Associação Portuguesa de Sociologia", url = "http://www.aps.pt/cms/imagens/ficheiros/FCH4f0ee64f7a121.pdf" }
TY - CPAPER TI - Ser e aprender: A resposta TEIP no combate às desigualdades sociais na educação T2 - II Encontro de Sociologia da Educação: "Educação, Territórios e (Des)Igualdades" AU - Álvares, M. E. AU - Caeiro, T. PY - 2011 SP - 519-539 CY - Porto UR - http://www.aps.pt/cms/imagens/ficheiros/FCH4f0ee64f7a121.pdf AB - Esta apresentação procura lançar a discussão em torno das desigualdades sociais e face à escola, centrando-se na procura de soluções para desenvolver um sistema educativo equitativo e de excelência. É analisada a relevância e pertinência de um tipo particular de resposta política, assente na territorialização e descriminação positiva de escolas, tendo por base a experiência do 2° Programa dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP2) do Ministério da Educação e procurando analisar a eficácia desta iniciativa. Para o efeito, foi analisado um questionário lançado a 35 escolas da segunda geração do Programa de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP2) que desenvolveram projectos entre 2006/2009 (TEIP2 1a fase), sendo apresentados e examinados os principais resultados relativos a um conjunto de dimensões estratégicas do sucesso escolar e educativo. A análise da informação permitiu reconhecer o sucesso do Programa TEIP nos agrupamentos de escola e escolas não agrupadas da 1° fase, tendo-se verificado, no conjunto, uma diminuição do abandono escolar e das taxas de retenção, uma melhoria do clima escolar e dos resultados da avaliação externa das aprendizagens, bem como efeitos ao nível da diversificação de respostas pedagógicas e sociais e de ofertas educativas e formativas. ER -