Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Gouveia, C. (2019). Twittando Futebol:  Benfica, FC Porto e Sporting na Liga NOS. XESCOM: IV Simpósio Internacional de Gestão de Comunicação.
Exportar Referência (IEEE)
C. M. Gouveia,  "Twittando Futebol:  Benfica, FC Porto e Sporting na Liga NOS", in XESCOM: IV Simpósio Internacional de Gestão de Comunicação, Porto, 2019
Exportar BibTeX
@misc{gouveia2019_1714130317720,
	author = "Gouveia, C.",
	title = "Twittando Futebol:  Benfica, FC Porto e Sporting na Liga NOS",
	year = "2019",
	howpublished = "Ambos (impresso e digital)",
	url = "http://www.citcem.org/evento/296"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Twittando Futebol:  Benfica, FC Porto e Sporting na Liga NOS
T2  - XESCOM: IV Simpósio Internacional de Gestão de Comunicação
AU  - Gouveia, C.
PY  - 2019
CY  - Porto
UR  - http://www.citcem.org/evento/296
AB  - Em Portugal, o uso do Facebook pelos seguidores dos clubes de futebol é continuo e elevado, porém, assistimos simultaneamente a um aumento do número de utilizadores e organizações desportivas que utilizam o Twitter sobretudo para se conectar durante os eventos desportivos ao vivo. Face a este novo panorama, a proposta desta comunicação foca-se na análise de 36334 posts publicados no Twitter pelos clubes chamados “três grandes” da Liga NOS: Benfica, FC Porto e Sporting, no período temporal da época desportiva de 2017/2018. 
O conjunto de dados em análise foram obtidos com acesso à plataforma Crimson Hexagon, um software de análise de social media que usa um algoritmo desenvolvido pelo Instituto de Ciências Sociais Quantitativas da Universidade de Harvard, e é usado pelo Laboratório de Ciências de Comunicação (LCC-IUL).
Dada a natureza exploratória do estudo, foi dado especial enfoque aos seguintes objetivos: mapear características sociodemográficas dos seguidores destas páginas; identificar seguidores que influenciam e ajudam a acelerar a disseminação de informações dos clubes; identificar o envolvimento dos clubes com os seguidores através de uma análise comparada.
Os resultados obtidos são reveladores de tendências, perceções e práticas que indicam que a demografia do Twitter afeta aos clubes tende para um maior percentual de utilizadores jovens e urbanos - Geração milenar. Concluímos que os clubes possuem uma base de seguidores internacional, entre eles, utilizadores com poder de influência na rede, por isso, chamados de “Lead users”. Tornou-se, ainda, evidente que os clubes utilizam diferentes práticas comunicativas que a infraestrutura do Twitter torna como indicadores implícitos para avaliar o percentual de envolvimento. 
Espera-se, com este estudo, contribuir para melhor identificar a natureza plural e estratificada da filiação clubista através das interações no Twitter, ações estas cada vez mais arraigadas na ecologia dos media.

ER  -