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Gouveia, C. (2019). Twittando Futebol: Benfica, FC Porto e Sporting na Liga NOS. XESCOM: IV Simpósio Internacional de Gestão de Comunicação.
C. M. Gouveia, "Twittando Futebol: Benfica, FC Porto e Sporting na Liga NOS", in XESCOM: IV Simpósio Internacional de Gestão de Comunicação, Porto, 2019
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TY - CPAPER TI - Twittando Futebol: Benfica, FC Porto e Sporting na Liga NOS T2 - XESCOM: IV Simpósio Internacional de Gestão de Comunicação AU - Gouveia, C. PY - 2019 CY - Porto UR - http://www.citcem.org/evento/296 AB - Em Portugal, o uso do Facebook pelos seguidores dos clubes de futebol é continuo e elevado, porém, assistimos simultaneamente a um aumento do número de utilizadores e organizações desportivas que utilizam o Twitter sobretudo para se conectar durante os eventos desportivos ao vivo. Face a este novo panorama, a proposta desta comunicação foca-se na análise de 36334 posts publicados no Twitter pelos clubes chamados “três grandes” da Liga NOS: Benfica, FC Porto e Sporting, no período temporal da época desportiva de 2017/2018. O conjunto de dados em análise foram obtidos com acesso à plataforma Crimson Hexagon, um software de análise de social media que usa um algoritmo desenvolvido pelo Instituto de Ciências Sociais Quantitativas da Universidade de Harvard, e é usado pelo Laboratório de Ciências de Comunicação (LCC-IUL). Dada a natureza exploratória do estudo, foi dado especial enfoque aos seguintes objetivos: mapear características sociodemográficas dos seguidores destas páginas; identificar seguidores que influenciam e ajudam a acelerar a disseminação de informações dos clubes; identificar o envolvimento dos clubes com os seguidores através de uma análise comparada. Os resultados obtidos são reveladores de tendências, perceções e práticas que indicam que a demografia do Twitter afeta aos clubes tende para um maior percentual de utilizadores jovens e urbanos - Geração milenar. Concluímos que os clubes possuem uma base de seguidores internacional, entre eles, utilizadores com poder de influência na rede, por isso, chamados de “Lead users”. Tornou-se, ainda, evidente que os clubes utilizam diferentes práticas comunicativas que a infraestrutura do Twitter torna como indicadores implícitos para avaliar o percentual de envolvimento. Espera-se, com este estudo, contribuir para melhor identificar a natureza plural e estratificada da filiação clubista através das interações no Twitter, ações estas cada vez mais arraigadas na ecologia dos media. ER -