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Graça, J. (2010). Reafirmando a autoridade no meio escolar: a importância da qualidade das relações. In-Mind Português. 1 (1), 29-34
J. D. Graça, "Reafirmando a autoridade no meio escolar: a importância da qualidade das relações", in In-Mind Português, vol. 1, no. 1, pp. 29-34, 2010
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TY - JOUR TI - Reafirmando a autoridade no meio escolar: a importância da qualidade das relações T2 - In-Mind Português VL - 1 IS - 1 AU - Graça, J. PY - 2010 SP - 29-34 SN - 1877-5322 AB - A temática da autoridade das escolas e dos professores na sociedade actual tem sido alvo de uma crescente atenção por parte dos meios de comunicação social e da opinião pública. Identificado como um problema por parte dos órgãos decisores, a reafirmação da autoridade dos professores assume-se como objectivo a atingir. Partindo da visão de que os professores assumem um papel fundamental no processo de transmissão de conhecimento e respectiva acção educativa, enquanto figuras investidas de autoridade, o presente texto pretende explorar potenciais contributos da psicologia social para a resolução desta problemática. Neste quadro, a pesquisa realizada no domínio do reconhecimento da autoridade dos professores acentua a importância da qualidade do relacionamento entre ambas as partes – docentes e alunos. Especificamente, as evidências disponíveis indicam que a aposta em estratégias de relacionamento que considerem os interesses dos alunos, forneçam opções e minimizem o recurso a estratégias de coerção favorecem a afirmação da autoridade dos professores. ER -
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