Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Marivoet, S. (2018). Ética do Desporto no Contexto da Mudança Social ‒ Portugal como estudo de caso. VI Congresso Latino-americano de Estudos Socioculturais do Esporte.
Exportar Referência (IEEE)
M. S. Marivoet,  "Ética do Desporto no Contexto da Mudança Social ‒ Portugal como estudo de caso", in VI Congr.o Latino-americano de Estudos Socioculturais do Esporte, Ribeirão Preto SP, 2018
Exportar BibTeX
@misc{marivoet2018_1714107518883,
	author = "Marivoet, S.",
	title = "Ética do Desporto no Contexto da Mudança Social ‒ Portugal como estudo de caso",
	year = "2018"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Ética do Desporto no Contexto da Mudança Social ‒ Portugal como estudo de caso
T2  - VI Congresso Latino-americano de Estudos Socioculturais do Esporte
AU  - Marivoet, S.
PY  - 2018
CY  - Ribeirão Preto SP
AB  - Na compreensão da ética do desporto, enquanto fenómeno sociológico, pretendemos demonstrar como as mudanças no nomos do campo das práticas desportivas de competição (na acepção de Bourdieu) provocaram um conjunto de efeitos em cadeia, ainda que porventura não esperados, na fragilização dos princípios éticos do desporto moderno, impondo contradições na determinação que exercem nas práticas. Para a abordagem teórica da ética recorremos às contribuições de Durkheim, Weber e Elias. Elegemos como universo de análise a realidade portuguesa durante o Estado Democrático do século XX, enquanto estudo de caso. Seleccionámos informação proveniente de diferentes fontes, mobilizando métodos de análise qualitativos e quantitativos. Nas mudanças operadas, identificámos a indissociável e interdependente relação das dimensões desportiva, económica e simbólica na determinação da orientação da acção para a vitória (tout court), com a consequente radicalização dos interesses concorrentes e a intensificação da competição. Decorrentemente, assistiu-se a mudanças no ethos da interacção desportiva, que fragilizaram o princípio do fair play, assistindo-se ao aumento das práticas que o quebram. As desconfianças e as dinâmicas de vigilância e de fiscalização, encetadas nos anos noventa, terão ainda contribuído para accionar solidariedades mecânicas no seio de grupos de interesse, num contexto de oposição e confrontação ou de radicalização propício a manifestações de revolta violenta colectiva.
ER  -