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Costa, J. M. & Miranda, G. L. (2017). Desenvolvimento e validação de uma prova de avaliação das competências iniciais de programação. RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação/Iberian Journal of Information Systems and Technologies (RISTI). 25, 66-81
J. M. Pardal and G. L. Miranda, "Desenvolvimento e validação de uma prova de avaliação das competências iniciais de programação", in RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação/Iberian Journal of Information Systems and Technologies (RISTI), no. 25, pp. 66-81, 2017
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TY - JOUR TI - Desenvolvimento e validação de uma prova de avaliação das competências iniciais de programação T2 - RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação/Iberian Journal of Information Systems and Technologies (RISTI) IS - 25 AU - Costa, J. M. AU - Miranda, G. L. PY - 2017 SP - 66-81 SN - 1646-9895 DO - 10.17013/risti.25.66-81 UR - http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1646-98952017000500006&lng=pt&nrm=iso AB - Atualmente verifica-se a insuficiência de instrumentos de avaliação validados que possam mensurar as diferentes etapas de aprendizagem inicial de programação. Por este motivo desenvolvemos uma prova a partir da Taxonomia de Bloom que permite comparar o desempenho dos alunos independentemente da linguagem de programação com que iniciaram a sua aprendizagem. A prova apresenta questões de escolha múltipla para os quatro níveis iniciais e questões de desenvolvimento para os dois últimos níveis. Após a sua construção, foi validada por 12 especialistas e submetida a um grupo-piloto (N=29) para analisar a fiabilidade e dificuldade dos itens. Obtivemos um alfa de 0,837 e correlação positiva entre todos os itens da prova e o total dos itens com nível de significância p<0,05. As diferenças entre a frequência de respostas corretas nos itens são estatisticamente significativas (Q(12)=76,767; n=29; p=0,000). Estes resultados demonstram que a prova é válida, fiável e discriminativa. ER -