Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Costa, J. M. & Miranda, G. L. (2017). Desenvolvimento e validação de uma prova de avaliação das competências iniciais de programação. RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação/Iberian Journal of Information Systems and Technologies (RISTI). 25, 66-81
Exportar Referência (IEEE)
J. M. Pardal and G. L. Miranda,  "Desenvolvimento e validação de uma prova de avaliação das competências iniciais de programação", in RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação/Iberian Journal of Information Systems and Technologies (RISTI), no. 25, pp. 66-81, 2017
Exportar BibTeX
@article{pardal2017_1732212417962,
	author = "Costa, J. M. and Miranda, G. L.",
	title = "Desenvolvimento e validação de uma prova de avaliação das competências iniciais de programação",
	journal = "RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação/Iberian Journal of Information Systems and Technologies (RISTI)",
	year = "2017",
	volume = "",
	number = "25",
	doi = "10.17013/risti.25.66-81",
	pages = "66-81",
	url = "http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1646-98952017000500006&lng=pt&nrm=iso"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Desenvolvimento e validação de uma prova de avaliação das competências iniciais de programação
T2  - RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação/Iberian Journal of Information Systems and Technologies (RISTI)
IS  - 25
AU  - Costa, J. M.
AU  - Miranda, G. L.
PY  - 2017
SP  - 66-81
SN  - 1646-9895
DO  - 10.17013/risti.25.66-81
UR  - http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1646-98952017000500006&lng=pt&nrm=iso
AB  - Atualmente verifica-se a insuficiência de instrumentos de avaliação validados que possam mensurar as diferentes etapas de aprendizagem inicial de programação. Por este motivo desenvolvemos uma prova a partir da Taxonomia de Bloom que permite comparar o desempenho dos alunos independentemente da linguagem de programação com que iniciaram a sua aprendizagem. A prova apresenta questões de escolha múltipla para os quatro níveis iniciais e questões de desenvolvimento para os dois últimos níveis. Após a sua construção, foi validada por 12 especialistas e submetida a um grupo-piloto (N=29) para analisar a fiabilidade e dificuldade dos itens. Obtivemos um alfa de 0,837 e correlação positiva entre todos os itens da prova e o total dos itens com nível de significância p<0,05. As diferenças entre a frequência de respostas corretas nos itens são estatisticamente significativas (Q(12)=76,767; n=29; p=0,000). Estes resultados demonstram que a prova é válida, fiável e discriminativa.
ER  -