Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Marivoet, S. (2019). Ética e Inclusão Social pelo Desporto. In Ana Cláudia Couto et al. (Ed.), GESPEL em Ação no Centro MG da Rede CEDES. (pp. 29-44). Belo Horizonte: Utopika Editorial.
Exportar Referência (IEEE)
M. S. Marivoet,  "Ética e Inclusão Social pelo Desporto", in GESPEL em Ação no Centro MG da Rede CEDES, Ana Cláudia Couto et al., Ed., Belo Horizonte, Utopika Editorial, 2019, pp. 29-44
Exportar BibTeX
@incollection{marivoet2019_1732210509193,
	author = "Marivoet, S.",
	title = "Ética e Inclusão Social pelo Desporto",
	chapter = "",
	booktitle = "GESPEL em Ação no Centro MG da Rede CEDES",
	year = "2019",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "29-29",
	publisher = "Utopika Editorial",
	address = "Belo Horizonte"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - Ética e Inclusão Social pelo Desporto
T2  - GESPEL em Ação no Centro MG da Rede CEDES
AU  - Marivoet, S.
PY  - 2019
SP  - 29-44
CY  - Belo Horizonte
AB  - Desde o início do século XXI, que ao mais alto nível das instituições intergovernamentais se tem assistido à crescente importância da dimensão social do esporte. Recentemente, no âmbito da UNESCO, o esporte foi considerado no Kazan Action Plan, uma área de interesse político convergente, para o alcance de 8 dos 17 ODS da Agenda 2030 da ONU. Identificam-se dois modelos de projetos de inclusão social pelo esporte, de acordo com os objetivos da intervenção socioesportiva definidos pelos promotores. O de inclusão social no esporte ou mais esporte (plus sport), orientado para a acessibilidade à prática esportiva de públicos com maior dificuldade de acesso ao esporte, e o de inclusão social através do esporte para o desenvolvimento, ou esporte mais (sport plus). Este último, apesar de contemplar os objetivos do anterior, vai mais além, pois visa o empoderamento de crianças e jovens inseridos em meios desfavorecidos e tendencialmente sujeitos à exclusão e à discriminação social. São dadas evidências da relevância da educação para os valores, através observação dos princípios éticos do esporte, na intervenção socioesportiva dirigida à inclusão social. Exploram-se também, as potencialidades do esporte enquanto ferramenta de educação não formal para o desenvolvimento de capacidades pessoais, sociais e motoras, visando melhorar o sucesso escolar, a empregabilidade e a cidadania. Partindo de várias abordagens teóricas, em particular a bourdiana, problematizam-se diferentes dimensões de análise e noções com capacidade operativa na pesquisa empírica do fenómeno, tendo em vista aumentar o seu conhecimento. 
ER  -