Ciência-IUL    Publicações    Descrição Detalhada da Publicação    Exportar

Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Miguel, A., Mota, A., Barroso, C., Nunes, J., Lourenço, J., Oliveira, L....Alpalhão, R. (2019). Investimentos Financeiros - Teoria e Prática. Lisboa. Silabo.
Exportar Referência (IEEE)
A. M. Miguel et al.,  Investimentos Financeiros - Teoria e Prática, 3ª ed., Lisboa, Silabo, 2019
Exportar BibTeX
@book{miguel2019_1600915485185,
	author = "Miguel, A. and Mota, A. and Barroso, C. and Nunes, J. and Lourenço, J. and Oliveira, L. and Miguel A. Ferreira and Alpalhão, R.",
	title = "",
	year = "2019",
	editor = "",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	edition = "3ª",
	publisher = "Silabo",
	address = "Lisboa",
	url = "http://www.silabo.pt/livros.asp?num=361"
}
Exportar RIS
TY  - BOOK
TI  - Investimentos Financeiros - Teoria e Prática
AU  - Miguel, A.
AU  - Mota, A.
AU  - Barroso, C.
AU  - Nunes, J.
AU  - Lourenço, J.
AU  - Oliveira, L.
AU  - Miguel A. Ferreira
AU  - Alpalhão, R.
PY  - 2019
CY  - Lisboa
UR  - http://www.silabo.pt/livros.asp?num=361
AB  - Os mercados organizados de obrigações e de acções constituem um pilar essencial de qualquer sistema financeiro. Ao assegurar a liquidez dos títulos, proporcionando o encontro contínuo entre a oferta e a procura, as bolsas de valores permitem que diversos emitentes captem directamente (via mercado primário) as poupanças dos investidores através da emissão de novas acções e obrigações, ao mesmo tempo que os investidores ficam com a possibilidade permanente de realizar os seus investimentos em mercado primário (via novas emissões) e/ou secundário.

Nesta obra procede-se à análise e avaliação de obrigações, acções e direitos na óptica do investidor. Para qualquer um destes activos financeiros, são formuladas e respondidas as seguintes questões: Qual o preço justo (fair value) do activo? Como se compara com o respectivo preço de mercado? Qual a decisão de trading a implementar?

Nesta obra a avaliação de obrigações é precedida de um capítulo introdutório sobre noções básicas de Cálculo Financeiro e engloba a análise de obrigações não só a taxa fixa mas também a taxa variável. As componentes de risco de crédito e de risco de taxa de juro são explicitamente consideradas e dá-se especial ênfase à implementação de estratégias de imunização do risco de taxa de juro.

A avaliação de acções é precedida de um capítulo inteiramente dedicado às Teorias da Carteira, as quais visam responder, em última análise, à seguinte questão: Face aos diversos activos financeiros negociados no mercado, qual deverá ser a composição óptima da carteira de investimento a constituir? A resposta a esta questão é formulada, neste livro, com base em diferentes modelos de avaliação, nomeadamente o já celebre Capital Asset Pricing Model. Esta obra contempla ainda outros temas de enorme relevância no âmbito da gestão de carteiras de investimento, tais como a mensuração do risco de mercado e a avaliação de performance via binómio rentabilidade – risco.

Este livro destina-se aos estudantes de economia, finanças e gestão – licenciatura e mestrado – bem como aos gestores de carteiras de activos, de fundos de investimento e de pensões.
ER  -