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Melo, P. B. & Moura, T. (2017). Perspectiva etnográfica como proposta de metodologia de ensino de sociologia. Revista Portuguesa de Educação. 30 (1), 107-133
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P. B. Melo and T. O. Moura,  "Perspectiva etnográfica como proposta de metodologia de ensino de sociologia", in Revista Portuguesa de Educação, vol. 30, no. 1, pp. 107-133, 2017
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@article{melo2017_1716075142627,
	author = "Melo, P. B. and Moura, T.",
	title = "Perspectiva etnográfica como proposta de metodologia de ensino de sociologia",
	journal = "Revista Portuguesa de Educação",
	year = "2017",
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	pages = "107-133",
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TY  - JOUR
TI  - Perspectiva etnográfica como proposta de metodologia de ensino de sociologia
T2  - Revista Portuguesa de Educação
VL  - 30
IS  - 1
AU  - Melo, P. B.
AU  - Moura, T.
PY  - 2017
SP  - 107-133
SN  - 0871-9187
DO  - 10.21814/rpe.7400
UR  - https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/7400
AB  - Este artigo apresenta um modelo de mediação didática para o ensino de sociologia. Efetivada em uma escola pública na cidade de São José do Belmonte, Pernambuco, Brasil, a mediação fitou o aprendizado a partir de uma pesquisa de campo feita durante a festa da Cavalgada à Pedra do Reino. Primeiro, os estudantes apropriaram-se dos conceitos de cultura, cultura popular, festa, festa popular e etnografia, e foram a campo para observar, estranhar e refletir acerca do meio do qual fazem parte, registrando suas reflexões em cadernos de campo. Nessa proposta de trabalho de perspectiva etnográfica, os alunos usaram o mundo como laboratório para compreender a sociologia. A mediação didática considerou que os discentes são investigadores críticos, protagonistas do processo de ensino-aprendizagem, na qual a palavra é dada ao educando. Eles usaram o seu contexto de existência para compreender sociologicamente o que já conheciam, mas cujos sentidos eram silenciados na estrutura social.
ER  -