Export Publication
The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.
Melo, P. B. & Moura, T. (2017). Perspectiva etnográfica como proposta de metodologia de ensino de sociologia. Revista Portuguesa de Educação. 30 (1), 107-133
P. B. Melo and T. O. Moura, "Perspectiva etnográfica como proposta de metodologia de ensino de sociologia", in Revista Portuguesa de Educação, vol. 30, no. 1, pp. 107-133, 2017
@article{melo2017_1716075142627, author = "Melo, P. B. and Moura, T.", title = "Perspectiva etnográfica como proposta de metodologia de ensino de sociologia", journal = "Revista Portuguesa de Educação", year = "2017", volume = "30", number = "1", doi = "10.21814/rpe.7400", pages = "107-133", url = "https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/7400" }
TY - JOUR TI - Perspectiva etnográfica como proposta de metodologia de ensino de sociologia T2 - Revista Portuguesa de Educação VL - 30 IS - 1 AU - Melo, P. B. AU - Moura, T. PY - 2017 SP - 107-133 SN - 0871-9187 DO - 10.21814/rpe.7400 UR - https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/7400 AB - Este artigo apresenta um modelo de mediação didática para o ensino de sociologia. Efetivada em uma escola pública na cidade de São José do Belmonte, Pernambuco, Brasil, a mediação fitou o aprendizado a partir de uma pesquisa de campo feita durante a festa da Cavalgada à Pedra do Reino. Primeiro, os estudantes apropriaram-se dos conceitos de cultura, cultura popular, festa, festa popular e etnografia, e foram a campo para observar, estranhar e refletir acerca do meio do qual fazem parte, registrando suas reflexões em cadernos de campo. Nessa proposta de trabalho de perspectiva etnográfica, os alunos usaram o mundo como laboratório para compreender a sociologia. A mediação didática considerou que os discentes são investigadores críticos, protagonistas do processo de ensino-aprendizagem, na qual a palavra é dada ao educando. Eles usaram o seu contexto de existência para compreender sociologicamente o que já conheciam, mas cujos sentidos eram silenciados na estrutura social. ER -