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Parente, C., Ramos, M., Marcos, V., Cruz, S. & Neto, H.V (2011). Efeitos da escolaridade nos padrões de inserção profissional juvenil em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas. 65, 69-93
C. Parente et al., "Efeitos da escolaridade nos padrões de inserção profissional juvenil em Portugal", in Sociologia, Problemas e Práticas, vol. 65, pp. 69-93, 2011
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TY - JOUR TI - Efeitos da escolaridade nos padrões de inserção profissional juvenil em Portugal T2 - Sociologia, Problemas e Práticas VL - 65 AU - Parente, C. AU - Ramos, M. AU - Marcos, V. AU - Cruz, S. AU - Neto, H.V PY - 2011 SP - 69-93 SN - 0873-6529 UR - http://spp.revues.org/124 AB - Ao longo do processo de evolução das sociedades capitalistas, tem vindo a intensificar-se a importância conferida à educação/formação no processo de empregabilidade,afirmando-se como variável central do funcionamento dos mercados de trabalho. Este artigo procura perceber, a partir da análise de dados obtidos nos Quadros de Pessoal para o ano de 2007, em que medida é que os níveis de escolaridade continuam a configurar-se como uma variável explicativa de diferentes tipos de relações de emprego dos jovens entre os 15 e os 24 anos.Umaanálise de correspondências múltiplas sobre a informação secundária não publicada e a constatação da emergência de padrões novos de inserção profissional, com características distintivas que, todavia, não questionam a associação positiva entre os diplomas escolares e a relação de emprego, constituem os aspectos pertinentes e inovadores deste estudo. ER -