Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Pinto, J. C. & Pinto, A. L. (2011). A importância da certificação de sistemas da gestão da qualidade em Portugal. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão. 10 (1-2), 48-61
Exportar Referência (IEEE)
J. C. Pinto and A. L. Pinto,  "A importância da certificação de sistemas da gestão da qualidade em Portugal", in Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, vol. 10, no. 1-2, pp. 48-61, 2011
Exportar BibTeX
@article{pinto2011_1732196904616,
	author = "Pinto, J. C. and Pinto, A. L.",
	title = "A importância da certificação de sistemas da gestão da qualidade em Portugal",
	journal = "Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão",
	year = "2011",
	volume = "10",
	number = "1-2",
	pages = "48-61",
	url = "https://indeg.iscte-iul.pt/pagina/rgplp"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - A importância da certificação de sistemas da gestão da qualidade em Portugal
T2  - Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão
VL  - 10
IS  - 1-2
AU  - Pinto, J. C.
AU  - Pinto, A. L.
PY  - 2011
SP  - 48-61
SN  - 1645-4464
UR  - https://indeg.iscte-iul.pt/pagina/rgplp
AB  - O aumento do número de empresas certificadas em Portugal e no Mundo tem vindo a demonstrar que a certificação é cada vez mais encarada como um objetivo estratégico. Mas quais serão as verdadeiras razões que justificam esta aposta dos gestores? O aumento da quota de mercado, maior competitividade ou simplesmente a melhoria da imagem organizacional? Tendo por base a evolução das certificações ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001/NP 4397 em Portugal, de 1995 até ao final de 2007, procurou analisar-se qual o nível de importância que as empresas portuguesas atribuem à certificação de uma forma geral e quais os fatores que mais contribuem para tal. A presente investigação baseou-se num estudo sobre a génese da Gestão da Qualidade e a sua evolução histórica, tendo sido suportada pela realização de um inquérito a 364 empresas certificadas com base nos referenciais acima mencionados. Os dados recolhidos foram tratados em SPSS e através da aplicação do modelo de regressão ordinal foi possível identificar os três fatores determinantes da importância da certificação – «Reduzir custos e desperdícios (retrabalho, devoluções)», «Melhorar internamente a organização (eficiência dos processos)» e «Aumentar a quota de mercado/número de clientes», referidos por ordem de importância. É de salientar a boa capacidade preditiva do modelo que classificou corretamente 72,3% dos casos.
ER  -