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Fialho, A., Correia, N., Aguiar, C., Monteiro, L. & Esteves, F. (2019). A sensibilidade materna e as competências sociais: O papel das interações educador-criança e da regulação emocional. X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.
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A. M. Fialho et al.,  "A sensibilidade materna e as competências sociais: O papel das interações educador-criança e da regulação emocional", in X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Funchal, 2019
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@misc{fialho2019_1715569218681,
	author = "Fialho, A. and Correia, N. and Aguiar, C. and Monteiro, L. and Esteves, F.",
	title = "A sensibilidade materna e as competências sociais: O papel das interações educador-criança e da regulação emocional",
	year = "2019",
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TY  - CPAPER
TI  - A sensibilidade materna e as competências sociais: O papel das interações educador-criança e da regulação emocional
T2  - X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
AU  - Fialho, A.
AU  - Correia, N.
AU  - Aguiar, C.
AU  - Monteiro, L.
AU  - Esteves, F.
PY  - 2019
CY  - Funchal
UR  - http://appsicologia.org/xsnip/
AB  - O presente estudo tem como objetivo testar o efeito moderador da qualidade das interações educador-criança e o efeito mediador da regulação emocional na relação entre a sensibilidade materna observada e as competências sociais e problemas de comportamento das crianças em idade pré-escolar, controlando a idade, o sexo, o temperamento, a competência verbal e a escolaridade materna. Para esse efeito, reportaremos resultados baseados numa amostra de 58 salas de jardim de infância, num total de 318 crianças (4-6 anos) e respetivas mães. A sensibilidade materna foi avaliada através da Ainsworth’s original Sensitivity-Insensitivity to Infant Signals and Communications observational scale (Ainsworth, Bell, & Stayton, 1974), as competências sociais e os problemas de comportamento através do Social Skills Rating System (Gresham & Elliott, 2007), a qualidade da interação através do Classroom Assessment Scoring System (Pianta, La Paro, & Hamre, 2008), a regulação emocional através da Emotion Regulation Checklist (Shields & Cicchetti, 1995, 1997), o temperamento através do Children’s Behavior Questionnaire (Putnam & Rothbart, 2006) e a capacidade verbal através do Peabody Picture Vocabulary Test – Revised (Dunn, 1986). Espera-se contribuir para o avanço do conhecimento sobre os preditores das competências sociais, descrevendo efeitos potenciadores e/ou compensatórios de diferentes níveis de qualidade das interações educador-criança.
ER  -