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Costa, J. M. (2019). Integração do Micromundo Alice com o Modelo Instrutivo 4C/ID para Promover o Interesse dos Alunos pela Programação. III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação.
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J. M. Pardal,  "Integração do Micromundo Alice com o Modelo Instrutivo 4C/ID para Promover o Interesse dos Alunos pela Programação", in III Congr.o Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, 2019
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TY  - CPAPER
TI  - Integração do Micromundo Alice com o Modelo Instrutivo 4C/ID para Promover o Interesse dos Alunos pela Programação
T2  - III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
AU  - Costa, J. M.
PY  - 2019
UR  - http://cieae.ie.ulisboa.pt/2019/
AB  - Enquadramento Conceptual: Os conteúdos associados à programação introdutória nomeadamente a algoritmia, variáveis, tipos de dados e estruturas de dados, exigem um grande esforço por parte dos estudantes devido ao elevado grau de abstração e complexidade dos conceitos. Além disso, as metodologias de ensino utilizadas para lecionar estes conceitos nem sempre são as mais adequadas. Esta conjuntura contribui para o grande desinteresse e desmotivação por parte dos estudantes em disciplinas de programação. Sabemos também que, em Portugal, os alunos inseridos em contextos socioeconómicos baixos apresentam em média menor interesse pela escola e piores resultados académicos em relação aos alunos provenientes de contextos socioeconómicos mais altos. Objetivos: Neste estudo pretendemos compreender qual é o impacto da utilização do micromundo Alice combinado com o modelo instrutivo de quatro componentes (4C/ID) no envolvimento dos alunos de cursos profissionais de uma escola TEIP na disciplina introdutória de programação. Metodologia: Inicialmente recolhemos dados relativos à assiduidade dos alunos e ao interesse prévio por programação antes do início da investigação. Durante dois meses os alunos frequentaram aulas de programação com recurso ao micromundo Alice integrado com o modelo 4C/ID. No fim recolhemos novamente os dados sobre a assiduidade e o interesse por programação. Resultados: A abordagem metodológica utilizando um modelo instrutivo adequado a micromundos aumentou o interesse dos alunos pela programação e os seus níveis de assiduidade. Verificámos também alterações positivas no desenvolvimento do raciocínio lógico e dos conhecimentos de programação. Conclusão: A utilização do micromundo Alice quando combinado com o modelo instrutivo 4C/ID proporciona um conjunto de vantagens para o envolvimento dos alunos em sala de aula numa disciplina exigente pelo que sugerimos que seja considerado um método de ensino por excelência para lecionar programação introdutória em cursos profissionais.
ER  -