Export Publication
The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.
Costa, J. M. (2019). Integração do Micromundo Alice com o Modelo Instrutivo 4C/ID para Promover o Interesse dos Alunos pela Programação. III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação.
J. M. Pardal, "Integração do Micromundo Alice com o Modelo Instrutivo 4C/ID para Promover o Interesse dos Alunos pela Programação", in III Congr.o Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, 2019
@misc{pardal2019_1715940108945, author = "Costa, J. M.", title = "Integração do Micromundo Alice com o Modelo Instrutivo 4C/ID para Promover o Interesse dos Alunos pela Programação", year = "2019", url = "http://cieae.ie.ulisboa.pt/2019/" }
TY - CPAPER TI - Integração do Micromundo Alice com o Modelo Instrutivo 4C/ID para Promover o Interesse dos Alunos pela Programação T2 - III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação AU - Costa, J. M. PY - 2019 UR - http://cieae.ie.ulisboa.pt/2019/ AB - Enquadramento Conceptual: Os conteúdos associados à programação introdutória nomeadamente a algoritmia, variáveis, tipos de dados e estruturas de dados, exigem um grande esforço por parte dos estudantes devido ao elevado grau de abstração e complexidade dos conceitos. Além disso, as metodologias de ensino utilizadas para lecionar estes conceitos nem sempre são as mais adequadas. Esta conjuntura contribui para o grande desinteresse e desmotivação por parte dos estudantes em disciplinas de programação. Sabemos também que, em Portugal, os alunos inseridos em contextos socioeconómicos baixos apresentam em média menor interesse pela escola e piores resultados académicos em relação aos alunos provenientes de contextos socioeconómicos mais altos. Objetivos: Neste estudo pretendemos compreender qual é o impacto da utilização do micromundo Alice combinado com o modelo instrutivo de quatro componentes (4C/ID) no envolvimento dos alunos de cursos profissionais de uma escola TEIP na disciplina introdutória de programação. Metodologia: Inicialmente recolhemos dados relativos à assiduidade dos alunos e ao interesse prévio por programação antes do início da investigação. Durante dois meses os alunos frequentaram aulas de programação com recurso ao micromundo Alice integrado com o modelo 4C/ID. No fim recolhemos novamente os dados sobre a assiduidade e o interesse por programação. Resultados: A abordagem metodológica utilizando um modelo instrutivo adequado a micromundos aumentou o interesse dos alunos pela programação e os seus níveis de assiduidade. Verificámos também alterações positivas no desenvolvimento do raciocínio lógico e dos conhecimentos de programação. Conclusão: A utilização do micromundo Alice quando combinado com o modelo instrutivo 4C/ID proporciona um conjunto de vantagens para o envolvimento dos alunos em sala de aula numa disciplina exigente pelo que sugerimos que seja considerado um método de ensino por excelência para lecionar programação introdutória em cursos profissionais. ER -