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Chagas, V. S. , Duarte, A.P. & Neves, J. (2019). A responsabilidade social e o compromisso organizacional no setor hoteleiro: o papel moderador da cultura organizacional. X Postgraduate Conference Management, Hospitality & Tourism .
V. S. Chagas et al., "A responsabilidade social e o compromisso organizacional no setor hoteleiro: o papel moderador da cultura organizacional", in X Postgraduate Conf. Management, Hospitality & Tourism , Lisboa, 2019
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TY - CPAPER TI - A responsabilidade social e o compromisso organizacional no setor hoteleiro: o papel moderador da cultura organizacional T2 - X Postgraduate Conference Management, Hospitality & Tourism AU - Chagas, V. S. AU - Duarte, A.P. AU - Neves, J. PY - 2019 CY - Lisboa UR - http://www.esght.ualg.pt/pgconference/pt/ AB - O principal objetivo deste estudo é explorar a existência de uma relação entre a perceção das práticas de responsabilidade social e o compromisso afetivo, analisando simultaneamente o potencial efeito moderador que os tipos de cultura organizacional podem exercer nessa relação. Foi efetuado um estudo de natureza correlacional, com recurso a uma metodologia quantitativa sob a forma de questionários individuais, anónimos e confidenciais, aplicados a diversos colaboradores (n =183) que laboram em empresas distintas do setor hoteleiro da região oeste, Portugal.Os principais resultados revelaram que a perceção do envolvimento das empresas hoteleiras em práticas de responsabilidade social promove um maior compromisso afetivo dos seus colaboradores à organização. Porém, nem todos os tipos de cultura organizacional têm um efeito moderador na relação responsabilidade social – compromisso afetivo. Somente a cultura de regras modera essa relação, indicando que a relação entre responsabilidade social e compromisso é ainda mais forte quando a empresa apresenta uma cultura de regras elevada. ER -