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Jesus, M. & Amaro, S. (2012). Motivações para a concepção de um Balanced Scorecard numa empresa de serviços: um estudo de caso. Revista Iberoamericana de Contabilidad de Gestión. 10 (20)
M. A. Jesus and S. Amaro, "Motivações para a concepção de um Balanced Scorecard numa empresa de serviços: um estudo de caso", in Revista Iberoamericana de Contabilidad de Gestión, vol. 10, no. 20, 2012
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TY - JOUR TI - Motivações para a concepção de um Balanced Scorecard numa empresa de serviços: um estudo de caso T2 - Revista Iberoamericana de Contabilidad de Gestión VL - 10 IS - 20 AU - Jesus, M. AU - Amaro, S. PY - 2012 SN - 1696-294X UR - http://www.observatorio-iberoamericano.org/RICG/Portal.htm AB - O objectivo principal deste artigo é descrever o processo de escolha e criação do Balanced Scorecard (BSC) numa empresa de serviços em Portugal (empresa M), visto esta ferramenta proporcionar uma visão integrada do desempenho organizacional, através da identificação de um conjunto de indicadores financeiros e não financeiros, relacionados com os resultados a atingir. Seguindo uma metodologia qualitativa, baseada no estudo de caso e na técnica de entrevistas, esta investigação pretende conhecer se o BSC é o instrumento de gestão adequado para avaliar o desempenho na empresa M e quais as motivações para a sua implementação nesta empresa. As conclusões desta investigação apontam para uma resposta afirmativa à primeira questão, pois o BSC permite estabelecer prioridades e alinhar os colaboradores com a estratégia, conhecer atempadamente a posição da actividade e que os colaboradores conheçam em tempo real o seu desempenho. As motivações para a implementação do BSC foram reconhecidas em termos de oportunidades para sistematizar a estratégia, tornar clara a estratégia perante todos os colaboradores, favorecer o alinhamento e integração de várias perspectivas organizacionais, melhorar a comunicação e sintetizar num único relatório os indicadores relevantes para a gestão e integrar a informação. ER -