Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
André, P. (2019). Cartografia(s) e narrativa visual da Arquitectura Popular: um ensaio fotográfico nacionalizante. Conferência.
Exportar Referência (IEEE)
P. C. Pinto,  "Cartografia(s) e narrativa visual da Arquitectura Popular: um ensaio fotográfico nacionalizante", in Conferência, Campinas, 2019
Exportar BibTeX
@misc{pinto2019_1715667278119,
	author = "André, P.",
	title = "Cartografia(s) e narrativa visual da Arquitectura Popular: um ensaio fotográfico nacionalizante",
	year = "2019",
	howpublished = "Outro",
	url = "https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/cartografias-e-narrativa-visual-da-arquitectura-popular-um-ensaio-fotografico-nacionalizante/61756?lang=en"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Cartografia(s) e narrativa visual da Arquitectura Popular: um ensaio fotográfico nacionalizante
T2  - Conferência
AU  - André, P.
PY  - 2019
CY  - Campinas
UR  - https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/cartografias-e-narrativa-visual-da-arquitectura-popular-um-ensaio-fotografico-nacionalizante/61756?lang=en
AB  - Em Portugal, na primeira metade do séc. XX, as afinidades electivas entre arquitectura popular e fotografia, entre as especificidades povo português, das suas terras e regiões, da sua arte popular, e de uma identidade nacional, sublinham o poder das imagens e são reveladoras da expressão cultural da imagem, do seu campo de visualidade e da operatividade significante da fotografia. Um conjunto de publicações apoiadas na fotografia, exibem a arquitectura popular, divulgam o território, e constroem um carácter português. Nesse sentido pretendemos destacar, sem carácter exaustivo, alguns autores e obras desse processo, de modo a analisar o campo da visualidade das imagens fotográficas da arquitectura popular assumindo-as como construção cultural. Para o concretizar embasamos e centramos o nosso estudo em autores (políticos, jornalistas, poetas, historiadores, geógrafos, linguistas, antropólogos, etnólogos, etnógrafos, arquitectos, sociólogos), que autonomamente ou em parceria com fotógrafos realizaram estudos (ensaios, trabalhos académicos, artigos, excursões, visitas de estudo, viagens, inquéritos, levantamentos, trabalhos de campo e anotações) publicados em livros, revistas, jornais ou outros suportes, que consideramos paradigmáticos de uma simbólica e eficaz dimensão da imagem fotográfica da arquitectura popular como construção um ensaio fotográfico nacionalizante.
ER  -