Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Gonçalves, V. (2005). O Protocolo de Quioto: antecedentes, conteúdo e debates. Economia Global e Gestão. X (2)
Exportar Referência (IEEE)
V. B. Gonçalves,  "O Protocolo de Quioto: antecedentes, conteúdo e debates", in Economia Global e Gestão, vol. X, no. 2, 2005
Exportar BibTeX
@article{gonçalves2005_1732234656570,
	author = "Gonçalves, V.",
	title = "O Protocolo de Quioto: antecedentes, conteúdo e debates",
	journal = "Economia Global e Gestão",
	year = "2005",
	volume = "X",
	number = "2"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - O Protocolo de Quioto: antecedentes, conteúdo e debates
T2  - Economia Global e Gestão
VL  - X
IS  - 2
AU  - Gonçalves, V.
PY  - 2005
SN  - 0873-7444
AB  - Este artigo começa por apresentar os principais aspectos caracterizadores do efeito de estufa, seus factores condicionantes, riscos climáticos consequentes, estimativa dos principais impactos na evolução climática e na economia e principais incertezas existentes. Apresenta a seguir o quadro de negociações em que foi estabelecido o Protocolo de Quioto, seus objectivos e conteúdo, em particular as principais características dos mecanismos estabelecidos para a sua implementação. Finalmente, referem-se os principais debates actuais relativos à escolha dos instrumentos de política ambiental, ao grau de flexibilidade das medidas de protecção ambiental e ao nível de precaução dos diferentes regimes de regulação do risco. Conclui-se que, para responder aos desafios ambientais globais actuais, parece necessário alargar o leque das escolhas possíveis num quadro adaptado à natureza dos riscos e com um conhecimento cada vez maior sobre os problemas existentes e sobre os factores condicionantes, no diálogo entre os actores envolvidos e no contexto de convenções, protocolos, acordos negociados internacionalmente e tornando públicas as incertezas, arbitragens e os custos de protecção ambiental.
ER  -